Frutas vermelhas — ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, previnem as doenças do coração - Foto Shutterstock

10 alimentos que previnem doenças crônicas e cardiovasculares

70% das causas de morte no país estão relacionadas às doenças crônicas, como obesidade, diabetes, pressão alta, câncer e cardiovasculares. Veja o que não pode faltar no seu prato para evitá-las

Diane Neubüser Publicado em 28/01/2017, às 13h51 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

1. Cacau em pó: é antioxidante e estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando na redução da pressão arterial. 

2. Pão de forma integral: rico em fibras, colabora com a sensação de saciedade, favorece o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle do açúcar no sangue (glicemia). Por este motivo, este alimento é indicado para diabéticos ou pessoas com resistência à insulina (pré-diabetes). 

3. Quinoa: fonte de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes (nutrientes relacionados ao melhor controle de peso e dos níveis de colesterol). Também combate o envelhecimento precoce, certos tipos de câncer e mal de Parkinson, e reduz o risco de doenças degenerativas. 

4. Cúrcuma (açafrão-da-terra): condimento rico em curcumina, um composto com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a controlar o peso corporal e atua na prevenção de câncer e doenças do coração e fígado. 

5. Linhaça: um de seus componentes mais importantes é a lignana, que atua nos ajustes hormonais e tem ação anticâncer. 

6. Frutas vermelhas e roxas: ricas em antocianinas e flavonoides, compostos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório e com atividade anticancerígena, ajudam na prevenção de doenças do coração, câncer e Alzheimer. Morango, jabuticaba e cereja ao natural são alguns exemplos.

7. Oleaginosas: fonte de gorduras insaturadas, são benéficas à saúde do coração e estão relacionadas com a redução do colesterol. Nozes, castanhas (do Pará ou de caju), amêndoas, amendoim, pistache e macadâmia são deliciosas puras e também como acompanhamento de saladas ou frutas.

8. Chia: contém ômega-3, um tipo de gordura fundamental à saúde e que possui efeito protetor ao coração, além de ser rica em fibras que ajudam a regularizar o funcionamento do intestino. 

9. Aveia: composta por fibras solúveis do tipo beta-glucana, que têm efeito de redução da absorção de colesterol. 

10. Massa grano duro: quando cozida até o ponto “al dente” e mantida na geladeira por trinta minutos antes do consumo, a massa grano duro forma o “amido resistente”, um tipo de carboidrato que resiste ao processo de digestão e fermenta no intestino, alimentando bactérias locais que são benéficas à saúde. Uma flora intestinal saudável está relacionada com melhor controle de peso e menor risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais e diabetes.

Fonte: Mariana Nacarato, consultora em nutrição

alimentação saúde nutrição

Leia também

Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24


Boletim médico aponta estado de saúde de Vanessa Lopes


Após cabelo de Yasmin Brunet ser assunto na web, especialista dá dicas para cuidados com os fios


Cantor Nattan anuncia pausa na carreira para tratar doença