A Angel Diversidade realizou o 1º Encontro de inclusão de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho audiovisual
A Angel Diversidade, agência criada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado audiovisual, fez seu lançamento oficial em 28 de novembro, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celerado no dia 3 de dezembro.
Para marcar o momento com louvor, a agência promoveu o 1º Encontro de Inclusão de Pessoas com Deficiência para o Mercado de Trabalho Audiovisual, em parceria com o Comitê Inclusão da Pessoa com Deficiência do Grupo Mulheres do Brasil.
O evento aconteceu de forma online na última terça-feira, 28, e foi transmitido pelo canal do Youtube do Grupo Mulheres do Brasil.
Coordenado pela fundadora da Angel, a fotógrafa Angela Rezé, seus sócios, o assessor de imprensa e relações públicas Vicente Negrão e a publicitária e mediadora de conflitos Daniela Morelli, e pelo Grupo Mulheres do Brasil, através de sua CEO Alexandra Segantin e da Líder do Comitê Inclusão da Pessoa com Deficiência Terezinha Salamanca, o Encontro discutiu temas ligados à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – em especial o audiovisual, área de atuação da agência – em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Lei de cotas para pessoas com deficiência.
Para apresentar painéis sobre os temas pertinentes, como o preconceito sofrido por pessoas sem deficiência que atuam para garantir os direitos e a real inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, a potencialização nos meios digitais, o cuidado e a segurança nos sets de trabalho em função das especificidades, foram convidadas Fernanda Bianchini, fundadora do Associação que leva seu nome e responsável pela criação da Cia. Ballet de Cegos, e Marinalva Cruz, madrinha, consultora e agenciada da Angel Diversidade, mulher com deficiência e especialista em diversidade, acessibilidade e políticas para inclusão, social e profissional, de pessoas com deficiência.
O evento contou com a exibição de vídeos, como o filme do Instituto Airton Senna e o mini documentário MONA Aqui, de Lucca Messer, que retrata a luta da mulher negra com deficiência no Brasil, e cenas da novela Todas as Flores (no ar na TV Globo) – cuja protagonista é cega – e depoimentos dos artistas que participaram destes trabalhos sobre a oportunidade proporcionada pela Angel Diversidade – as bailarinas Izabel, Cintia e Gisele, Mona e o ator Cleber Tolini, completaram a programação.
Além disso, uma sessão de fotos, com a montagem de um estúdio na sede do Grupo Mulheres do Brasil, será realizada no dia 1º de dezembro, para que novos agenciados possam tirar fotos para início de seu portfólio e para suas redes sociais. E também os já agenciados estão convidados para confraternizar e aproveitar para tirar fotos novas.