I Seminário de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+ será realizado nos dias 20 e 21 de maio
Ezatamentchy Publicado em 17/05/2024, às 10h53
Reprodução/Facebook
Como parte da política de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Amapá está com inscrições para o I Seminário de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+, que será realizado nos dias 20 e 21 de maio, em Macapá. O evento é direcionado a gestores, trabalhadores da saúde e membros de conselhos estaduais e municipais de saúde. As inscrições podem ser feitas online aqui.
Os interessados em participar devem preencher um formulário no link fornecido e se inscrever até o dia 17 de maio. Esta iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes e promover uma saúde mais inclusiva e respeitosa, abordando os desafios enfrentados pela comunidade LGBT+ no acesso aos serviços de saúde e promovendo uma abordagem inclusiva e sensível.
A programação faz parte da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, que visa combater a lesbofobia, homofobia, transfobia e o preconceito contra pessoas queer, intersexuais, assexuais, entre outros. Durante o mês de maio, diversas ações de capacitação para servidores e o público geral serão realizadas no estado.
Campanha estadual envolve várias atividades
“Nosso objetivo é capacitar profissionais e gestores para compreender, acolher e atender às necessidades específicas da comunidade no âmbito da saúde, promovendo uma rede de atenção mais inclusiva e respeitosa”, explicou Nilma Pureza, gerente do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
No primeiro dia do evento, haverá uma dinâmica para abordar a relação entre preconceito e inclusão. A programação também incluirá uma palestra sobre “O SUS e a equidade como percurso de garantia de direitos e promoção de cuidado”, ministrada pelo médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Andrey Lemos.
No segundo dia, serão realizadas mesas redondas, palestras sobre acolhimento, saúde mental, estratégias de promoção à saúde e uma roda de conversa.
A Política LGBTQIA+ reafirma o compromisso do SUS com a universalidade, a integralidade e a participação efetiva da comunidade. Ela inclui ações voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, além de incentivar a produção de conhecimento e fortalecer a representação do segmento nas instâncias de participação popular.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade