Longa cria uma brincadeira completamente divertida de uma noite inteira honesta e histérica
Por Eduardo de Assumpção*
"Prom Dates" (EUA, 2024) Entrando confiante pelos corredores do ensino médio está o original Hulu, dirigido por Kim O. Nguyen, e escrito por D.J. Mausner. Explorando esse espaço atemporal de dúvidas adolescentes, "Prom Dates" cria uma brincadeira completamente divertida de uma noite inteira honesta e histérica.
Aos treze anos e olhando para o início da faculdade, as melhores amigas Jess (Antonia Gentry) e Hannah (Julia Lester) fazem uma promessa de que terão a melhor noite de baile de todos os tempos, não importa o que aconteça. Com o passar dos anos, elas permanecem inseparáveis, mas descobrem que, à medida que a noite de seu baile se aproxima, nada está se configurando para ser a noite mais excelente que eles já esperavam.
Jess está com um namorado que a trai, enquanto Hannah não conseguiu dizer ao rapaz que acha que eles estão namorando que ela é lésbica. Na verdade, ela ainda não contou a ninguém porque ela mesma só percebeu isso na noite anterior ao baile.
Quando ambas se veem sem um encontro para o baile, elas tomam as coisas em suas próprias mãos e buscam as melhores opções que lhes darão a experiência por excelência, aquela que eles imaginaram nos últimos quatro anos. O roteiro de Mausner captura a essência das questões adolescentes através de seu visor fresco e contemporâneo.
Os mesmos contratempos e percalços enfrentados por Hannah e Jess em "Prom Dates" são como os que encararam os protagonistas de "Fora de Série", de 2019. É quando Hannah e Jess são forçadas a enfrentar as mudanças inevitáveis que estão por vir que o coração de "Prom Dates" pulsa mais forte e, mais precisamente, declara sucintamente a tensão de amadurecer.
Lester rouba os holofotes com uma performance de luz cômica. No entanto, Gentry se mantém, formando uma simbiose com Lester para criar uma amizade dinâmica, coesa e que brilhe ao longo do filme.