A princesa ficará desequilibrada após a morte de seu filho pela maldição dos Bragança
Em Novo Mundo, o excesso de cuidados de Leopoldina (Leticia Colin) com a filha recém-nascida será alvo de piada entre o povo da Quinta da Boa Vista.
Com sua língua afiada, Patrício (André Dias) espalhará o boato de que a princesa enlouqueceu após dar à luz. O mordomo, entretanto, levará uma dura de José Bonifácio (Felipe Camargo).
A arquiduquesa da Áustria ficará traumatizada depois de perder o seu primogênito João Carlos para a maldição dos Bragança. Aterrorizada, ela não só exigirá que os empregados sigam padrões rigorosos de higiene e limpeza como também proibirá que Pedro (Caio Castro) segure a herdeira no colo.
"Vamos depressa, não temos tempo. A estrangeira mandou tirar tudo, almofadas, tapetes. Tudo o que possa ter um cheiro estranho. Ou seja, Dalva [Mariana Consoli], você também vai ter que sair", debochará o empregado interpretado por André Dias.
"Depois de você, claro! Não entendo por que tudo isso. Eles vão mudar a decoração?", perguntará a faxineira.
"Vamos ter que lavar tudo, colocar no sol, encher de perfume. Os doenças estão no vento. Não tenho culpa se a princesa enlouqueceu", reclamará o criado, que ainda imitará o sotaque carregado da protagonista de Leticia Colin.
O serviçal, porém, não perceberá que o personagem de Felipe Camargo estará atrás dele o tempo todo. "O que disse sobre Leopoldina?", questionará o conselheiro, revoltado.
"Nada, senhor. Sinto muito se escutou algo inadequado. Não tive a intenção e não o vi entrar. Gostaria que eu lhe preparasse um lanche?", dirá Patrício, com um sorriso amarelo.
Bonifácio vai fazer o funcionário do palácio engolir cada uma das suas palavras. "Continue o seu trabalho e agradeça por eu ser apenas um convidado e não o dono da casa", disparará ele.
"Lurdes [Bia Guedes], como está a princesa?", perguntará.
"Senhor, ela não está nada bem. Tem se comportado de forma, se me permite dizer, exagerada em relação a correntes de ar, ventos, cheiros. Ela não dorme mais, fica vigiando a filha o tempo todo. Está apavorada que aconteça alguma coisa com a menina. Eu não sei mais o que fazer", lamentará a governanta.
O naturalista decidirá ter uma conversa com a futura imperatriz, mas dará de cara com seu marido na porta do quarto. "Bonifácio, meu caro, infelizmente eu tenho que sair. Minha esposa me mandou ficar longe", bufará o herdeiro do trono antes de correr para os lençóis de Domitila (Agatha Moreira).