Desembaraçar o cabelo molhado é um deles, confira os outros e mude sua rotina agora
Você percebe os fios quebradiços no comprimento, com frizz no topo e pontas duplas? Boa parte dos seus problemas podem acontecer devido aos seus hábitos, sabia? Prestar atenção em como você manipula as madeixas desde a lavagem até a hora que vai dormir é fundamental para minimizar esses danos. Enumero os principais; confira.
1 – Não usar protetor térmico
Se os fios já estiverem ressecados e você não usar o produto, eles quebram. O protetor térmico forma uma película contra as altas temperaturas evitando que os fios ressequem. Por isso sempre indico um CC Cream antes de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss.
Ver esta publicação no Instagram
Andressa Suita ostenta fios brilhantes, resultado de muito cuidado. Por isso, invista no CC Cream.
2 - Prender as madeixas com “elástico de dinheiro”
Presilhas de ferro, ou que têm muitas garrinhas e o bico de pato, todos podem ajudar a deixar os fios quebradiços em dois momentos. O primeiro é quando o acessório fica pressionando o cabelo, principalmente se você diariamente e por muito tempo. E o segundo momento é quando você vai retirar o acessório. Não tem como não danificar. Por isso, prefira elásticos encapados ou de silicone, e deixe mais frouxo, grampos e até palitos orientais são ótimos para mudar o visual sem quebrar os fios.
Ver esta publicação no Instagram
Ariana Grande sempre está com os fios presos: use elásticos encapados.
3 - Prender os cabelos molhados
Não é ideal, pois pode causar a queda por tração. É que o fio molhado fica mais sensível e se rompe com facilidade. Deixe para prender quando as madeixas estiverem úmidas. E, mesmo assim, só use essa técnica de vez em quando, pois cabelo úmido e preso pode se tornar um ambiente para o crescimento de fungos.
Ver esta publicação no Instagram
Cabelos fortes e saudáveis, como os da atriz Bruna Marquezine, requerem atenção e cuidado diário.
4 - Pentear o cabelo pela raiz
Seria o normal, mas não é. Explico: se as pontas estão embaraçadas e você começa a pentear pela raiz, vai quebrar essas pontinhas. A sugestão é começar a desembaraçar as pontas, depois do meio para as pontas e, por último, da raiz para as pontas.
Ver esta publicação no Instagram
Para ter fios lindos, como os da atriz Claudia Raia, precisa desembaraçar com delicadeza.
5 - Pentear os fios molhados
Sei que muitas mulheres penteiam os fios durante a ação do condicionador. Como disse, quando os fios estão molhados eles ficam mais sensíveis. Se perceber que o seu cabelo está quebrando muito nessa etapa da lavagem, faça uma mudança: penteie os fios só quando eles estiverem úmidos.
Ver esta publicação no Instagram
Outra maneira de ter fios maravilhosos, como os da nossa musa Regina Casé, é redobrar o cuidado na hora de pentear.
6 - Esfregar a toalha na cabeça para secar os fios
Isso ajuda a quebrar principalmente os fios do topo e esse é um dos motivos que faz aquele frizz aparecer. O correto é envolver os cabelos em uma toalha macia de algodão e apertá-los delicadamente para tirar o excesso de água.
Ver esta publicação no Instagram
Para ficar com cachos perfeitos, como os da atriz Juliana Paes, não esfregue a toalha na cabeça na hora de secar os fios.
7 - Parar a chapinha em um ponto do cabelo
Isso marca os fios, resseca e leva a quebra. O ideal, na hora de pranchar, além de aplicar um protetor térmico, é deslizar rapidamente o aparelho da raiz até as pontas. E não fazer isso mais do que três vezes.
Ver esta publicação no Instagram
Você pode até usar a chapinha para garantir fios lisos, como os da atriz Jennifer Aniston, mas tenha cuidado com o calor excessivo do aparelho, que pode levar a quebra dos fios.
O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!
Instagram: @RodrigoCintra
Twitter: @RodrigoCintra_
Youtube: Rodrigo Cintra