Erika Hilton propõe projeto de lei que reconhece dupla maternidade - Instagram
LGBT

Erika Hilton propõe projeto de lei que reconhece dupla maternidade

A deputada encaminhou um ofício ao CNJ para agilizar o reconhecimento

Máxima Digital Publicado em 13/09/2023, às 14h30

No último dia 29, a deputada Erika Hilton enviou ao Conselho Nacional de Justiça um ofício para facilitar o reconhecimento de dupla maternidade dos filhos de casais lésbicos gerados por inseminação caseira.

Esse método gestacional é muito utilizado por casais de lésbicas devido ao alto custo de fertilização in vitro. A inseminação caseira é realizada pela fertilização do óvulo usando uma seringa com o material de um doador em um ambiente residencial.

Entretanto, quando as mães vão realizar o registro dos filhos há discriminação nos Provimentos do CNJ para o registro dessas crianças, fazendo com que as crianças dessas mães fiquem sem registro da dupla maternidade até atingirem os 12 anos e então, direitos como plano de saúde, pensões em casos de divórcio, direito de herança, seguros familiares e pleno direito à família, podem ser dificultados.

Para não ter esse tipo de empecilho, as mães acionam a justiça para conseguirem o reconhecimento legal como mãe de seus filhos. Com o projeto, Erika busca atualizar os dois provimentos do CNJ para reconhecer os direitos das mães que escolheram a inseminação caseira.

“Propus no Ofício que os Provimentos 83/19 e 63/17 do CNJ passem por edições que visem enfrentar os obstáculos vividos por mulheres lésbicas que fazem uso desse método e seus filhos. Crianças tem direito às suas mães. Mulheres lésbicas tem direito às suas famílias e ao exercício integral da maternidade, se assim o desejarem. E enquanto deputada, trabalharei sempre pela garantia desses direitos”, disse Erika em suas redes sociais.

Erika Hilton Lgbt Lei

Leia também

Divina Valéria comemora 80 anos com show biográfico no Teatro Pompeia


Série mexicana traz protagonismo de homem trans


João Buiz se espalha nas redes para conquistar espaço para homens trans


Poesia queer usada contra a ressaca pós-golpe de Dilma


Globoplay prepara série documental sobre a história da revista G Magazine


Alabama mantém proibição de cuidados de gênero para jovens trans