É a dramaturgia de estreia de Juão Nyn - Divulgação
MEMÓRIA

Livro resgata a história de Tybyra, a primeira vítima de homofobia do Brasil

Juão Nyn resgata em livro a importante História do início do movimento LGBTQIA+ brasileiro, o nosso

Redação Publicado em 23/08/2024, às 12h19

O multiartista potiguar Juão Nyn sabe da importância de contar a História de seu povo e vai além em seu novo livro. “Tybyra: Uma Tragédia Indígena Brasileira” (Editora Selo do Burro, R$ 30) resgata o primeiro caso de homofobia registrado nas terras saqueadas pelos portugueses, também conhecidas como Brasil.

O ano é 1614, São Luís do Maranhão é o local. Preso à boca de um Canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, indígena tupinambá, relembra a própria vida e propaga suas últimas palavras como se, depois de relâmpagos, o som dos trovões saísse de sua boca.

É a dramaturgia de estreia de Juão Nyn, uma ficção baseada no simbólico caso que mostra como a colonização europeia apagou tolerâncias, enterrou convivências e escondeu modos de vida dos verdadeiros donos do Brasil. Tybyra não tinha noção que havia algo “de errado” para ser executado.

Isso porque a homofobia chega nas caravelas portuguesas, guiadas não apenas por navegadores, mas também pela cruz católica. Em uma época onde só um Deus era a lei, Tybyra cometeu o erro inocente de ser quem era.

 


A obra de 100 páginas tem tradução do Tupy Guarany Moderno feita por Luã Apyka, com revisão de Eliza Para Martins, Cleiray Wera Fernando e Lucas Mirindju. A ilustração é de Denilson Baniwa e a identidade Visual de Daniel Minchome.

Juão Nyn é multiartista, atua na performance, no teatro, no cinema e na música. Potyguar(a), 31 anos, militante do movimento Indígena do RN pela APIRN, integrante do Coletivo Estopô Balaio de Criação, Memória e Narrativa, da Cia. de Arte Teatro Interrompido e vocalista/compositor da banda Androide Sem Par.

É formado em Licenciatura em Teatro pela UFRN, está há alguns anos em trânsito entre Natal e São Paulo.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Divina Valéria comemora 80 anos com show biográfico no Teatro Pompeia


Série mexicana traz protagonismo de homem trans


João Buiz se espalha nas redes para conquistar espaço para homens trans


Poesia queer usada contra a ressaca pós-golpe de Dilma


Globoplay prepara série documental sobre a história da revista G Magazine


Alabama mantém proibição de cuidados de gênero para jovens trans