Luca Kumahara, atleta transsexual, irá participar de torneios masculinos - Instagram
Inclusão

Luca Kumahara, atleta transsexual, irá participar de torneios masculinos

O mesatenista iniciou a transição de gênero neste ano

Máxima Digital Publicado em 28/08/2023, às 14h40

Luca Kumahara é o primeiro atleta transsexual do tênis de mesa masculino e poderá disputar as competições oficiais da modalidade. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) aprovou a troca nessa categoria.

O atleta havia começado seu processo de transição de gênero no início do ano, período em que iniciou o tratamento.

Após solicitação do pedido, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a ITTF criou um grupo de estudos redirecionados unicamente para o caso de Luca, pelo ineditismo da questão.

Quando Luca iniciou a transição, ele ainda precisou continuar participando de competições na categoria feminina. Sua última participação em torneios femininas aconteceu no Mundial disputado na África do Sul, em maio deste ano. Agora, Luca está oficialmente autorizado a participar de competições masculinas.

Em entrevista ao Grupo Globo, o mesatenista revelou que se tivesse mais acesso às informações sobre questões de gênero, ele poderia ter realizado a transição de gênero mais cedo. 

"Difícil saber como seria a minha história se eu não tivesse no esporte. Mas tenho quase certeza, por sempre ter tido a certeza de que eu era um menino que, se eu não fizesse parte do meio esportivo, eu teria tirado isso de mim a mais tempo. Talvez quando criança, ou adolescente. Também, considerando o cenário real, não se falava muito na época que eu era criança e adolescente", falou.

Luca Kumahara Lgbt esportes

Leia também

Divina Valéria comemora 80 anos com show biográfico no Teatro Pompeia


Série mexicana traz protagonismo de homem trans


João Buiz se espalha nas redes para conquistar espaço para homens trans


Poesia queer usada contra a ressaca pós-golpe de Dilma


Globoplay prepara série documental sobre a história da revista G Magazine


Alabama mantém proibição de cuidados de gênero para jovens trans