Unidades prisionais devem respeitar direitos LGBT+ - Divulgação/Seap
DIREITOS HUMANOS

MP quer assegurar direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia

Promotores encaminharam pedido à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Estado

Ezatamentchy Publicado em 25/04/2024, às 10h47

 
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) quer mais dignidade para a população carcerária baiana LGBT+, por isso recomendou à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização Sustentável (Seap) que adote medidas para assegurar os direitos da comunidade no sistema prisional.
 
Na última semana, os promotores de Justiça Edmundo Reis, Márcia Teixeira e Andréa Ariadna Correia enviaram um documento à Seap sugerindo a colaboração com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para ajustar os formulários, registros e sistemas do Sistema de Administração Penitenciária (Siapen), incluindo os campos "orientação sexual" e "identidade de gênero".
 
Além disso, a Seap foi recomendada a adotar o Manual de Atendimento Ambulatorial e Cirúrgico na Diversidade Sexual para garantir o direito à saúde da população LGBT+ sob custódia, acusada, ré, condenada, privada de liberdade, em cumprimento de alternativas penais ou monitorada eletronicamente.
 
Também foi sugerido que sejam conduzidas campanhas de saúde para identificação e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) dentro das instalações prisionais, conforme estabelecido na Resolução nº 348/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
 
Os promotores de Justiça enfatizaram a igualdade de todos perante a lei, citando a Constituição Federal, e afirmaram que as pessoas LGBT+ merecem ser tratadas com dignidade, respeito e proteção.
 
Por Ezatamentchy. 

Leia também

Novas diretrizes do Vaticano permitem que homens gays se tornem padres; entenda o caso


Wenny fará seu primeiro show de 2025 em festa LGBT+ em São Paulo; veja quando e onde


Ariadna Arantes, primeira mulher trans do BBB, é cortada de documentário após alto investimento


Meta anuncia mudanças polêmicas e pessoas LGBTQIA+ podem ser associadas a ‘doentes mentais’


Atriz trans faz discurso tocante após ‘Emilia Pérez’ vencer como Melhor Filme no Globo de Ouro


Romance no ar! Bruno Fagundes posta foto com novo namorado no Ano Novo