Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Representatividade

Atriz trans faz discurso tocante após ‘Emilia Pérez’ vencer como Melhor Filme no Globo de Ouro

O longa foi um dos principais vencedores da noite de premiação e a atriz Karla Sofía Gascón desabafou após caso de transfobia em Cannes

Isabelly de Lima Publicado em 06/01/2025, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Karla Sofía Gascón - Getty Imagens
A atriz Karla Sofía Gascón - Getty Imagens

O Globo de Ouro 2025 movimentou Los Angeles no último domingo, 5, com a cerimônia apresentada pela comediante Nikki Glaser. Com 26 categorias, o evento é um dos principais termômetros para o Oscar.

Um dos grandes destaques da noite foi o filme “Emilia Pérez”, vencedor na categoria Melhor Filme - Comédia ou Musical. Durante o discurso de agradecimento, o diretor deu a palavra à atriz Karla Sofía Gascón, que comoveu a plateia com uma mensagem poderosa.

Vestida em tons de laranja, Karla declarou: "Eu uso essas cores hoje à noite, as cores budistas, porque acho que a luz sempre vence sobre a escuridão. Vocês podem nos prender numa cadeia, bater em nós, mas nunca poderão tirar a nossa alma, a nossa existência, a nossa entidade, a identidade. Eu sou quem eu sou – e não quem vocês querem que eu seja. Muito obrigada".

Histórico em Hollywood

Karla, de 52 anos, vive Manitas, uma traficante mexicana que, após sua redesignação sexual com a ajuda da advogada Rita Mora Castro (Zoe Saldana), transforma-se na bem-sucedida Emilia Pérez.

Apesar do reconhecimento internacional, Karla segue enfrentando ataques transfóbicos. Durante o Festival de Cannes, foi alvo de comentários preconceituosos da política francesa Marion Maréchal. Em resposta, Karla acionou a justiça por “insulto sexista com base na identidade de gênero”. “Precisamos acabar com esses comentários”, afirmou seu advogado, Etienne Deshoulières, ao The Guardian.