Papa Francisco sugere bênção para casais do mesmo sexo - Instagram
Benção

Papa Francisco sugere bênção para casais do mesmo sexo

Papa Francisco sugeriu que casais homoafetivos possam receber bênçãos da Igreja

Máxima Digital Publicado em 03/10/2023, às 12h00

O Papa Francisco sugeriu que casais do mesmo sexo possam receber bênçãos da Igreja em suas uniões, desde que não sejam confundidas com cerimônias de casamentos de casais heterossexuais.

O posicionamento do líder religioso aconteceu durante um encontro com cardeais conservadores da Ásia, Europa, África, Estados Unidos e América Latina. No local, conhecido como "dubia", ele respondeu a uma série de perguntas de temas variados.

Uma das questões tratava-se sobre o casamento de relacionamentos homoafetivos. Como exemplo, foi citada a Alemanha, em que padres abençoam casais gays.

O Papa Francisco optou por não seguir uma doutrina de proibição, como a antiga decisão do gabinete doutrinal do Vaticano, em 2021. Para o líder, a Igreja é clara diante das relações matrimoniais, que devem ocorrer entre um homem e uma mulher, com possibilidade à procriação.

Porém, ele afirmou que "a caridade pastoral deve permear todas as nossas decisões e atitudes" e acrescentou que "não podemos ser juízes que apenas negam, rejeitam e excluem".

O Papa disse que, em algumas vezes, os pedidos são uma forma das pessoas se aproximarem de Deus e viverem vidas melhores.

 
Papa Francisco

Leia também

Divina Valéria comemora 80 anos com show biográfico no Teatro Pompeia


Série mexicana traz protagonismo de homem trans


João Buiz se espalha nas redes para conquistar espaço para homens trans


Poesia queer usada contra a ressaca pós-golpe de Dilma


Globoplay prepara série documental sobre a história da revista G Magazine


Alabama mantém proibição de cuidados de gênero para jovens trans