Luciana: precisamos colocar esses estudantes dentro da UFG - Reprodução
EDUCAÇÃO

Universidade Federal de Goiás amplia acesso de estudantes trans

Nova regra estará em vigor para o próximo processo seletivo, com ingresso no primeiro semestre de 2025

Ezatamentchy Publicado em 02/05/2024, às 12h25

Em uma decisão unânime durante a reunião do Conselho Universitário realizada no dia 22 de março, a Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou uma modificação no Programa UFGInclui. A alteração visa não apenas atender a demanda de indígenas e quilombolas, como era praticado anteriormente, mas também incluir pessoas trans.
 
Esta nova regra estará em vigor para o próximo processo seletivo do UFGInclui, com previsão de ingresso para o primeiro semestre de 2025. Anteriormente, o programa criava vagas extras nos cursos em que havia demanda por parte de indígenas e quilombolas.
 
Após uma apresentação, discussão e votação, ficou decidido que também serão criadas vagas adicionais para ingresso nas graduações que demonstrarem demanda por pessoas trans e travestis. Essas vagas serão destinadas a indivíduos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas e que se encontram em situação socioeconômica vulnerável.
 
Representantes do Coletivo Xica Manicongo ressaltaram a importância dessas ações de inclusão para pessoas trans e travestis na universidade, apresentando dados que evidenciam a atual situação e a necessidade de mudanças. O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, destacou o compromisso contínuo da UFG com a promoção de ações afirmativas e a busca constante por formas de aumentar a inclusão dentro da instituição.
 
“Precisamos colocar esses estudantes dentro da UFG e depois cuidar também da permanência e do êxito estudantil”, afirmou Israel. A secretária de Inclusão, Luciana Dias, afirmou ainda que discussões aprofundadas sobre a alteração em questão no UFGInclui estão sendo feitas há algum tempo com integrantes do Coletivo Xica Manicongo, para que tudo possa ser encaminhado da melhor maneira possível.
 
Por Ezatamentchy 

Leia também

Momento fofura: Nanda Costa posa com as filhas durante as férias


Ney Latorraca era homossexual? Veja quem foi o grande amor do ator até a morte


UFRJ realiza o segundo parto de pessoa trans através do projeto Transgesta


Virada na Avenida Paulista contará com show de Gloria Groove; saiba mais!


Acadêmicos do Baixo Augusta anuncia canção com homenagens para celebrar a cultura paulistana


Kuwait remove Wicked dos cinemas, levantando suspeitas de censura por elenco LGBTQ+