O médico tricologista João Gabriel Nunes explicou quando a perda de fios se torna preocupante e dá dicas para o fortalecimento capilar
Máxima Digital Publicado em 06/01/2022, às 15h20
Fios de cabelo pela casa, na escova e no travesseiro. Essa é a realidade de muitas pessoas que sofrem com a queda capilar. Uma pessoa saudável perde cerca de 70 a 100 fios de cabelo ao dia. Quando esse volume passa dos 100 fios, é preciso ficar alerta e investigar as causas, pois se trata de uma queda excessiva de cabelo.
Como é praticamente impossível contar a quantidade de fios perdidos, é importante se atentar aos momentos em que pode-se observar melhor a perda de cabelo, como na hora de acordar ou de pentear/lavar os fios. Além disso, é bom prestar atenção se acontece uma reposição adequada do cabelo.
Para entender melhor as causas que provocam a queda capilar, o médico tricologista João Gabriel Nunes, explicou as principais condições associadas ao fenômeno.
Alopecia androgenética
A alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda de cabelo provocada por fatores hormonais ou genéticos. Por causa da perda de grande quantidade de fios, algumas regiões do couro cabeludo podem ficar à mostra. A condição afeta principalmente homens e mulheres acima dos 50 anos.
Falta de nutrientes
A estrutura do fio depende diretamente de uma boa alimentação. Desse modo, o médico afirmou: "A deficiência nutricional pode ocasionar um fio mais enfraquecido, opaco e
propenso à queda''.
Estresse constante
O nome científico para a queda capilar por estresse é o eflúvio telógeno. "É uma condição reversível em que o cabelo cai depois de uma situação estressante, como experiências de luto, doenças graves ou parto", disse o tricologista.
Excesso de química no cabelo
A queda de cabelo após intervenções estéticas é um quadro relativamente comum quando feito sem os devidos cuidados. Nesses casos, a perda de cabelo pode ser associada a desidratação, quebra e ressecamento dos fios.
Confira as principais dicas do tricologista para evitar a queda de cabelo e ao mesmo tempo fortalecer os fios:
1 - Mantenha uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais;
2 - Evitar dormir com o cabelo molhado ou preso;
3 - Evite o fumo e o consumo de álcool;
4 - Cuide da saúde mental;
5 - É importante manter os cabelos sempre limpos para evitar o excesso de oleosidade.
SOBRE:
Dr. João Gabriel Nunes - CRM 152992
João Gabriel Nunes se formou em medicina em 2010, pela Universidad Del Valle, em Cochabamba. Sua primeira pós-graduação foi em dermatologia pela faculdade de ciências médicas de Minas Gerais, com extensão acadêmica na University of Michigan, nos Estados Unidos. Sua segunda pós-graduação foi em reumatologia pelo instituto de pesquisas e ensino médico de São Paulo, com extensão acadêmica em Harvard Medical School, também nos Estados Unidos. A última pós-graduação do médico foi em Tricologia e Transplante Capilar no Instituto e Hospital da Pele em São Paulo. Além de sua formação, João Gabriel é membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e também faz parte da sociedade World F.U.E Institute. É proprietário do Centro Médico Capilar, local que realiza o maior número de procedimentos usando a técnica F.U.E do Brasil, localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Chef confeiteiro ensina duas receitas incríveis para você arrasar neste Natal; veja!
Dupla maternidade: Saiba como irá funcionar a gestação compartilhada entre Ludmilla e Brunna Gonçalves
Gabi Martins posa de biquíni vermelho e ostenta corpo sarado
Balinhas de vitaminas crescem o cabelo?
Após Agatha Moreira falar sobre queda de cabelo após descoloração, especialista dá dicas para lidar com o problema
Três dias de detox: Nutricionista ensina receitas infalíveis para quem exagerou no fim de semana