Chef confeiteiro ensina duas receitas incríveis para você arrasar neste Natal; veja!
O chef que já foi o vencedor do “Bake Off Brasil” 2018, Ricardo Daudt, ensina como fazer duas receitas clássicas para um Natal arrebatador
Isabelly de Lima Publicado em 21/12/2024, às 12h00
A temporada mais encantadora do ano, o Natal, já chegou à A Confeitaria by Ricardo Daudt. Com o final do ano se aproximando, o chef criou um cardápio irresistível, repleto de sabores que evocam boas lembranças.
Ricardo Daudt vem se preparando há algum tempo para oferecer receitas especiais e proporcionar praticidade para aqueles que não abrem mão de uma ceia com sabor de lar, mas que preferem evitar o trabalho de preparar tudo sozinhos.
Com sua expertise nas técnicas da confeitaria francesa, brasileira e americana, Daudt elaborou um menu de Natal que contempla uma variedade de opções, atendendo a todos os paladares, desde os doces mais clássicos até inovações contemporâneas. Para garantir que ninguém fique de fora, ele também trouxe alternativas sem glúten, lactose ou açúcar, atendendo às necessidades de todos.
O chef separou, com exclusividade para a Máxima, duas receitas valiosas para encantar a família no natal. Confira a seguir:
Panetone caseiro
Para a esponja:
1 tablete de fermento biológico seco (10 g);
½ xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de farinha de trigo.
Preparo:
Em uma tigela, misture o fermento na água para dissolver. Acrescente a farinha e misture bem com uma colher até incorporar todo o líquido. Cubra com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, ou até a mistura crescer e ficar aerada.
Ingredientes massa:
- 2½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 4 gemas
- ⅓ de xícara (chá) de leite
- 75 g de manteiga em ponto pomada
- ½ colher (chá) de sal
- raspas de 1 limão-siciliano ou tahiti
raspas de 1 laranja
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
- ⅔ de xícara (chá) de uva-passa
- manteiga a gosto para assar
- óleo para untar as mãos
Preparo:
Separe 2 fôrmas descartáveis para panetone de 15 cm de diâmetro (para 500 g) e 4 palitos de churrasco.
Reserve ¼ de xícara (chá) da farinha para adicionar na hora da sova e coloque o restante numa tigela. Misture com o açúcar e o sal, reserve.
Assim que a esponja estiver pronta, comece o preparo da massa final. Numa tigela grande junte as gemas e o leite e bata com um garfo, apenas para misturar. Acrescente a esponja e misture com uma colher, não precisa desmanchar completamente a esponja, apenas o suficiente para facilitar a mistura com os ingredientes secos.
Acrescente os secos à mistura de gemas e mexa bem com a colher para incorporar todos os ingredientes e formar uma massa – no começo parece uma massa seca e pesada, mas logo perde esse aspecto, se preferir misture com as mãos. Adicione as raspas de limão e de laranja e a essência de baunilha, misturando novamente.
Junte a manteiga à massa em três etapas, misturando bem com a colher a cada adição para incorporar, dobrando e apertando a massa sobre ela mesma. Nesse ponto, ela vai começar a ficar mais pegajosa e densa.
Ainda na tigela, comece a sovar a massa (como ela é densa, elástica e um pouco grudenta, é melhor sovar com a colher. Estique, vire e dobre a massa sobre ela mesma, não é preciso colocar força. Durante a sova, vá adicionando a farinha de trigo reservada aos poucos. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, ela vai ficando mais lisa, elástica e menos pegajosa. Se preferir, sove na batedeira com o gancho, em velocidade baixa (na metade do tempo, pare de bater, vire a massa e raspe a lateral da tigela para sovar por igual).
Acrescente as frutas cristalizadas, as uvas- passas e misture para que fiquem bem distribuídas.
Com a espátula (ou as mãos untadas com um pouco de óleo), ajeite a massa para ficar redonda – não precisa ficar uma bola perfeita, apenas o suficiente para crescer de maneira uniforme. Cubra com filme (ou um pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas, ou até crescer e aumentar o volume em ⅔.
Unte a bancada com um pouco de óleo e transfira a massa já crescida para a bancada. Com uma faca (ou espátula de padeiro) divida a massa em duas porções. Para bolear a massa: posicione as mãos na lateral da massa, girando e tensionando a massa contra a bancada para formar uma bola.
Transfira as duas bolas de massa para as fôrmas de panetone, cubra com filme (ou pano) e deixe descansar por mais 1 hora e meia.
Quando faltar 30 minutos para o tempo do panetone, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Antes de levar ao forno, usando uma navalha (ou faca bem afiada), faça um corte em cruz, pequeno e superficial, no topo dos panetones. Disponha um pedacinho de manteiga no centro de cada corte, cerca de ½ colher (chá), e coloque os panetones numa assadeira.
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem dourados. Se na metade do tempo os panetones já estiverem dourados, cubra cada um com um pedaço de papel alumínio para que terminem de assar sem queimar a superfície. Para verificar se estão assados, espete um palito no centro da massa, se sair limpo estão prontos.
Assim que os panetones saírem do forno improvise um recurso usado pelos padeiros profissionais: a ideia é deixar o panetone esfriando de cabeça para baixo. Para isso, espete dois palitos de cada lado como se fossem dois cabos de panela alinhados. Vire os panetones de cabeça para baixo e apoie as extremidades os palitos em duas pilhas de livro (ou duas panelas altas). Deixe descansar de cabeça para baixo, até esfriar – isso serve para que a massa não perca volume à medida que esfria. Sirva a seguir com frutas frescas ou armazene os panetones em sacos plásticos para não ressecar por até 5 dias.
Biscoitos de gengibres natalinos:
Ingredientes:
110g de açúcar mascavo;
100g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente);
1 ovo;
1 colher de chá de gengibre em pó;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de fermento em pó;
250g de farinha de trigo;
15g de melado (opcional);
Preparo:
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até virar um creme liso. Adicione o ovo e bata novamente.
Adicione a farinha, o fermento e as especiarias, batendo somente para incorporar os ingrediente.
Retire a massa da batedeira, coloque em um saco plástico e leve para a geladeira por cerca de 30 minutos.
Após, em superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo e corte no formato desejado, com o uso de cortadores. Coloque os biscoitos em uma assadeira, leve novamente para a geladeira ou freezer por cerca de 10 minutos.
Pré aqueça o forno em 180°C e asse os biscoitos por aproximadamente 12 minutos, ou até que fiquem levemente dourados.
Para a decoração:
- 250g de glacê real;
- 40ml de água;
- corantes comestíveis nas cores desejadas;
Preparo:
Na batedeira, bata o glacê real com a água por 10 minutos.
Coloque o corante, misture bem e decore os biscoitos como desejar.
Agora é só seguir essas receitas e arrasar na sua ceita de natal com deliciosas (e criativas) sobremesas!
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade