Veja os cuidados extras durante o período da menopausa - Freepik
Menopausa

Transformações da menopausa: Como cuidar da pele, cabelos e unhas durante essa fase

Profissional em saúde e estética orienta mulheres a manterem a beleza e a autoestima feminina com cuidados especiais no climatério

Ana Dias, sob supervisão de Isabelly de Lima Publicado em 22/03/2025, às 14h00

A menopausa é uma fase natural da vida feminina, ela é marcada por mudanças hormonais que afetam por sua vez a pele, cabelos e unhas, influenciando na autoestima e no bem-estar da mulher. Embora pouco debatida, essa transição é fundamental para entender as transformações do corpo.

A transição menopausal ocorre em três fases: 

Segundo a especialista em saúde e estética, Patricia Elias, a redução dos níveis de estrogênio durante esta fase da vida leva à diminuição do colágeno e da elastina, resultando em pele mais fina, seca e propensa a rugas. 

Para combater esses efeitos, é fundamental adotar uma rotina de cuidados que inclua o uso de hidratantes ricos em ácido hialurônico, aminoácidos e antioxidantes, além de finalizar com um hidratante mais tenso como manteigas ou óleos vegetais, também manter uma alimentação balanceada rica em vitaminas, minerais e colágeno hidrolisado. Existem alimentos como extrato de amora, maca peruana, chá de sálvia, chá de ginseng, cacau, chá de erva-de-são-joão, linhaça, entre outros, que ajudam a estimular os hormônios naturais”, explica a profissional.

Mudanças no corpo

Durante esse período, os cabelos também passam por mudanças, eles ficam mais finos, secos e propensos à queda. Patricia recomenda evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores ou chapinhas, mas investir em hidratações semanais com máscaras nutritivas. Ela também destaca que a inclusão de suplementos como biotina, péptideos de colágeno, vitamina D, zinco, selênio, silício, ferro e ômega-3 pode contribuir para o fortalecimento dos fios.

De acordo com a especialista, as unhas, por sua vez, tendem a ficar mais frágeis e quebradiças. “Manter as cutículas hidratadas e utilizar bases fortalecedoras com queratina são medidas eficazes para preservar a saúde das unhas. E claro, uma dieta rica em proteínas e minerais, como zinco e ferro, contribui para unhas mais fortes e saudáveis”, disse a profissional.

A menopausa atinge todas as mulheres a partir dos 45 anos - Freepik

 

Conforme a especialista, manter hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e a hidratação adequada, é essencial para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas durante a menopausa. “Essas práticas auxiliam na oxigenação dos tecidos e na eliminação de toxinas, promovendo uma aparência mais jovem e vibrante”.

Patrícia ressalta a importância das consultas regulares com profissionais de saúde para monitorar as mudanças do corpo e receber orientações personalizadas. Ela explica que cada mulher vivencia a menopausa de forma única e que um acompanhamento especializado pode fazer toda a diferença na qualidade de vida durante essa fase.

Autocuidado Menopausa saúde pele cuidados unhas beleza mulher

Leia também

Olha ela! Viih Tube compartilha mais resultados da nova vida fitness


Jojo Todynho desabafa sobre rotina de emagrecimento e encoraja fãs: ‘Tem que querer’


Calvície hereditária? Saiba como lidar com este problema segundo especialista


Pós Carnaval, Mari Fernandez fica doente e corre para o hospital; saiba mais


José Leonardo, filho de Virginia e Zé Felipe, recebe alta do hospital após bronquiolite


Após se curar de câncer, Vera Viel revela sequela do tratamento: ‘Não sei se vai voltar’