Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Autoconhecimento / Saúde Mental

Famosos apoiam campanha que alerta sobre os cuidados com as emoções

O lema do Janeiro Branco este ano é: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”

Máxima Digital Publicado em 18/01/2018, às 13h11 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Somos o primeiro país da América Latina em casos de depressão  - Divulgação
Somos o primeiro país da América Latina em casos de depressão - Divulgação

A campanha Janeiro Branco chega a sua 5ª edição e ganha o apoio de artistas e influenciadores digitais do Brasil inteiro. Com o lema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, o principal objetivo do movimento é gerar uma reflexão na população sobre a importância do autoconhecimento e dos cuidados com a mente e as emoções.

Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Mistério da Saúde indicam que o Brasil vem tendo um crescimento expressivo de casos de problemas relativos à saúde mental e emocional. Segundo dados recentes, somos o primeiro país da América Latina em casos de depressão e o campeão mundial de ansiedade. Além disso, ocupamos o 4º lugar em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

 “Escolhemos o mês de janeiro para mobilização, pois por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. Já a cor branca foi escolhida porque, também simbolicamente, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades”, pontua o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha.

A principal estratégia do movimento é realização de palestras gratuitas à população, onde psicólogos abordam de maneira didática assuntos delicados como sexualidade, alterações de humor e depressão.

Celebridades como a jornalista Daiana Garbin, a ex-BBB Fernanda Keulla, o ator Marcelo Marrom, o youtuber Pyong Lee, a apresentadora MariMoon, a atriz Andréa Nóbrega e o jornalista esportivo Mauro Naves estão entre os nomes que apoiam o movimento.

Na página do Facebook da Campanha você encontra a programação completa.