Glauber Bassi e Karina Bassi exaltaram as mulheres e colocaram em foco a diversidade de corpos e estilos
Mulheres em foco! Com uma proposta diferente dos catálogos que estão acostumados a fazer, os fotógrafos e irmãos Glauber e Karina Bassi, deixaram a imaginação fluir e criaram um projeto especial intitulado "Beleza Negra".
Com 10 modelos negras de diferentes idades, corpo e jeitos, os especialistas tinham um desejo com um ensaio fotográfico realizado na cidade de São Paulo: exaltar a beleza e diversidade de mulheres negras.
"A ideia de colocar diferentes corpos foi feita como uma forma de aviso, pois não existe um corpo ideal e todos nós seres humanos temos ou em alguma fase de nossas vidas teremos rugas, gordurinhas, poros dilatados... Isso é normal! A nossa individualidade nos torna perfeitos e únicos", pontuam os fotógrafos.
Apesar de possuir um amplo campo na fotografia decorrente de anos de experiência no mercado, para Glauber, fotografar negros e deixá-los em FOCO é sempre importante. “O preconceito ainda está enraizado em muitas pessoas, ressaltar a beleza negra é necessário”, comenta. "Foi extremamente importante na nossa carreira representar belezas negras, fortes e fazer com que elas se sentissem bem, pois todas já passaram por situações difíceis e são extraordinariamente guerreiras", reflete.
O fotógrafo, que mora em Milão, na Itália, desta vez, buscou quebrar a hegemonia estética vista nas mídias e optou por fotografar somente mulheres, exaltando suas diferenças e dando voz aos seus corpos.
“Há uma necessidade de demonstrar que a diversidade dessas mulheres importa, que há beleza em todos os tipos de corpos e tons de pele. Marcas contam histórias, são belas. A ditadura da beleza só agride essas mulheres”, acrescenta.
Sobre seu trabalho e sua experiência no ramo da fotografia, Glauber observa que já viu mulheres se subestimando por conta da aparência e que isso tem levado muitas delas a se martirizarem e tentarem respeitar uma 'ditadura da beleza' que nem deveria existir.
"As mulheres nessa nova era digital estão se tornando doentes por idealizações de pessoas perfeitas que não existem, tornando-se um fator extremamente preocupante que pode causar inúmeros problemas psicológicos como, por exemplo, a depressão ou até mesmo procedimentos estéticos dolorosos que podem arriscar a própria vida".