Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Dieta e Saúde / Alimentação

5 alimentos ricos em ômega 3 que não são frutos do mar e podem salvar sua saúde

Alguns alimentos que são ricos em ômega 3 contribuem não somente para o bom funcionamento da saúde, mas nem todos precisam ser frutos do mar

Isabelly de Lima Publicado em 02/11/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Semente de chia e óleo de linhaça - Freepik
Semente de chia e óleo de linhaça - Freepik

Amplamente repercutido como um dos suplementos mais benéficos para manutenção da saúde e estética, o ômega-3 garantiram sua boa fama devido as suas propriedades; sendo ácidos graxos poli-instaurados, conseguem auxiliar o corpo e a mente com sua ação anti-oxidante e anti-inflamatória, essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Contudo, seu consumo, comumente encontrado em abrangência nos frutos do mar, pode ser suplementado em cápsulas isoladas, hidrolisadas ou até mesmo com o consumo de alimentos. Sua fama, porém, está diretamente ligada aos peixes, em especial o salmão, a cavala e a sardinha, dificultando a dieta das pessoas que não são tão fãs de pescados.

Além disso, as ostras e algas também são listadas como fonte de ômega-3, que não agradam todos os tipos de paladares por também possuir aquele sabor característico da vida marinha! Sabendo da necessidade de seu consumo, listamos 5 alimentos que são ricos em ômega-3 sem serem frutos do mar.

Confira 5 alimentos ricos em ômega-3 sem serem frutos do mar:

1. Sementes de cânhamo

Com 6 colheres de sementes de cânhamo, é possível obter cerca de 6.703 mg de ALA. Além de serem ricas em vitamina E e minerais, são valorizadas pela sua composição de proteínas completas, favorecendo um consumo saudável e equilibrado.

Sementes de cânhamo - Freepik

2. Óleo de linhaça

Considerado uma das melhores fontes de ômega-3, uma colher de sopa de óleo de linhaça fornece aproximadamente 2.350 mg de ALA. Esse óleo é ainda uma excelente fonte de proteínas e antioxidantes, sendo indicado para saladas, sopas e até como base em pães e torradas.

3. Nozes

Com 2.570 mg de ALA em apenas 28 gramas, as nozes destacam-se como um alimento completo, rico em vitamina E e minerais. Podem ser facilmente incluídas em saladas, lanches e até mesmo em receitas de pesto, proporcionando uma maneira saborosa de aumentar o consumo de ômega-3.

Nozes também são beneficiais - Freepik

4. Sementes de chia

Consideradas um superalimento, as sementes de chia contêm cerca de 5.050 mg de ômega-3 em 28 gramas. São altamente nutritivas, ricas em proteínas, minerais e aminoácidos, e podem ser adicionadas a smoothies, iogurtes ou sobremesas para obter um incremento diário de nutrientes.

5. Spirulina

Conhecida por sua intensa cor verde, a spirulina, apesar de ser uma alga com teores de EPA e DHA, possui menor quantidade de gorduras e maior proporção de ômega-6. É mais adequada como fonte de proteínas e antioxidantes do que como fonte exclusiva de ômega-3, e segue popular nos cardápios de sucos e bebidas funcionais.