Farmacêutico homeopata explica como o cuidado acelera o metabolismo e facilita a eliminação da gordura acumulada
“O fígado é o grande responsável pelas trocas metabólicas do organismo. Se ele estiver livre de toxinas e de excessos de gordura, a perda de peso será muito mais rápida", diz o farmacêutico homeopata Jamar Tejada.
Para mensurar a importância e a quantidade de trabalho desempenhado por esse órgão, Tejada explica que ele participa do processamento de absolutamente tudo o que consumimos: "Desde o ar que respiramos até os cosméticos que aplicamos na pele". É o fígado que filtra e estoca a energia necessária para o dia a dia, e que decide se a gordura ingerida será usada para gerar energia ou será armazenada. Se o consumo de gorduras está em excesso, o fígado transforma o glicerol e o ácido graxo em triglicerídeos, armazenando-os no tecido subcutâneo, criando camadas de tecido adiposo (os famosos pneuzinhos). Mas, se o corpo precisar de fontes extras de energia, o tecido adiposo quebra os triglicerídeos novamente em glicerol e o ácido graxo, enviando-os de volta para o fígado para que eles possam ficar disponíveis como fonte de energia para as células.
Daí a importancia de deixar o órgão livre, desintoxicado, para desempenhar bem o seu papel e evitar o acúmulo desncessário de energia e gordura. Veja a seguir uma receita de suco detox que pode ser consumido no lugar do café da manhã três vezes por semana:
Ingredientes:
2 maçãs vermelhas grandes
1 pera verde grande
½ xícara de mirtilos vermelhos frescos
1 folha de couve
1 pepino pequeno
Modo de preparo: Lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços pequenos mantendo a casca e bata no liquidificador com água (a gosto) até ficar homogêneo. Beba em seguida.