Veja como é possível criar espaços interessantes mesmo com pouco espaço
Apartamentos pequenos se destacam cada vez mais no mercado imobiliário. Residências sucintas atraem pela praticidade e, é claro, pelo preço. Além de serem funcionais para quem mora sozinho ou possui família pequena, esses imóveis também são ideais para dividir com outra pessoa.
Entretanto, um ponto importante é saber como planejar a decoração, a fim de otimizar e oferecer charme e organização para o espaço. A designer de interiores Marcela Rocca e a arquiteta Mariana Branco explicam como funciona esse processo decorativo.
Marcela Rocca destaca a importância das cores para uma decoração otimizada. Segundo ela, uma das principais dicas é investir nas tonalidades claras para pisos, móveis, revestimentos e tapetes. Em relação aos tons escuros, eles podem ser utilizados. Porém, é melhor designá-los para detalhes decorativos, como almofadas, pufes, mantas e quadros.
Marcela Rocca também sugere trabalhar com móveis planejados. Ela esclarece que essas peças são feitas sob medida e, por isso, ocupam menos espaço. A designer de interiores ressalta que esses itens são imprescindíveis para o conforto dos moradores.
“No mais, os móveis planejados trazem espaços internos mais organizados, têm excelente qualidade e ainda apresentam um bom custo-benefício”, complementa. Sendo assim, são boas opções para apartamentos.
Um dos pontos mais importantes para a decoraçãode um local pequeno é a iluminação. Ou seja, para ambientes dedicados ao lazer e ao descanso, o ideal é utilizar lâmpadas amarelas. Isso porque a luz branca suprime a produção de melatonina, que é o hormônio do sono.
Já para os cômodos que exigem concentração, como escritório e sala de estudos, pode-se investir em luminárias brancas. Por fim, a designer de interiores indica a iluminação com spots e trilhos eletrificados, pois ocupam menos espaço, e o foco de luz pode ser direcionado e ajustado a qualquer momento.
Outro ponto interessante na hora de decorar o apartamento é apostar em plantas. A arquiteta Mariana Branco sugere que as vegetações, como samambaia e jiboia, sejam alinhadas nas prateleiras ou de forma suspensa. Assim, a profissional acredita que o ideal é investir em espécies pequenas, como cactos e suculentas, visto que ocupam pouco espaço e são fáceis de preservar.
A designer de interiores Marcela Rocca explica que diversos objetos reciclados podem ser utilizados na decoração. Um exemplo são as garrafas de vidros, usadas para criar belíssimos vasos de flores. Já os potes de vidros vazios servem para guardar temperos e outros condimentos. A lata de alumínio vazia, por sua vez, pode ser aproveitada como porta-talheres.