Seu sucesso no mercado de trabalho também depende dos contatos que você faz
Para se dar bem na carreira não basta ter um bom desempenho nas entrevistas ou conseguir uma vaga em uma empresa renomada. É claro que isso é muito importante, pois é o começo. Contudo, para criar e manter uma carreira de sucesso é fundamental ter um bom networking.
Antes de iniciar o famoso networking é preciso entender o que ele significa e para que serve. “O networking é a criação e manutenção de uma rede de contatos, geralmente profissionais”, explica Mariana Almeida, psicóloga com foco em psicoterapia e orientação profissional. O principal objetivo do networking é obter novas oportunidades de negócios e novas posições de trabalho, intercâmbio de conhecimentos e formação de alianças profissionais.
Após estabelecer alguns contatos profissionais, é importante saber como cultivá-los. “A melhora no networking acontece quando se consolida os relacionamentos previamente estabelecidos, sempre se mantendo em contato com eles e também tomando cuidado para não os deixar somente como um instrumento para alavancar a sua carreira ou resultados profissionais”, alerta Mariana Almeida.
Se você tem dificuldade em estabelecer e manter contatos profissionais, não se preocupe. A psicóloga Mariana Almeida dá dicas infalíveis para você melhorar o seu networking e alavancar sua carreira: