Especialistas ensinam como tornar a prática mais eficiente e garantir bons resultados
Para aproveitar melhor o treino e ter mais energia durante a realização dos exercícios físicos é preciso inserir na rotina hábitos simples, mas importantes. A seguir, Larissa Kussano, professora de musculação da academia Bio Ritmo, e de Felipe Donatto, nutricionista esportivo, contam quais são eles.
Larissa Kussano explica que um corpo definido tem três pilares: exercício,alimentação e descanso. “À noite, nosso corpo se recupera e secreta hormônios que desenvolvem e reparam os músculos. O GH, hormônio do crescimento, é que ajuda os músculos a se desenvolverem. Uma má noite de sono faz com que o organismo libere cortisol, o hormônio do estresse, e isso compromete o treino”, detalha.
Felipe Donatto explica que o certo é que a alimentação seja bem distribuída durante o dia. Você não costuma tomarcafé da manhã? O nutricionista conta que essa é a refeição mais importante do dia. “Pois é a primeira nutrição corporal – depois de 6 ou 8 horas de sono – que repõe glicogênio hepático e aumenta a quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais plasmáticos. É também a refeição que mais interfere na fome ao longo do dia”, alerta.
A câimbra sempre aparece quando menos esperamos e costuma-se dizer que acontece por causa da falta de potássio na alimentação. Será que é isso mesmo? “Não exatamente. A câimbra é um desequilíbrio de sais minerais ou queda de cálcio ou, ainda, do pH intramuscular. Para evitá-la, consuma diariamente alimentos vegetais, como frutas, verduras e legumes, ótimas quantidades de nutrientes”, aconselha Felipe Donatto.
Fique de olho na alimentação, principalmente na ingestão de cálcio. “Adultos devem ingerir de 1 a 1,2 g de cálcio por dia, mas é importante salientar que o cálcio necessita de outros nutrientes como vitamina D, magnésio, fósforo e vitamina K para ser absorvido corretamente”, explica Felipe Donatto.
Chegou atrasada ao treino e perdeu o aquecimento? Não importa! Vá se aquecer. “O aquecimento é importante para preparar as articulações para determinados movimentos e evitar lesões. Faça sempre antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade”, recomenda Larissa Kussano.
Existem muitas opções de roupas e tênis disponíveis no mercado. Para treinar, a roupa deve ser confortável e possibilitar movimentos. “O melhor tecido é o de algodão”, garante Larissa Kussano. Caso você pratique corrida, a profissional recomenda um par de tênis especiais, pois possuem tecnologia de absorção de impacto. “Na academia, você pode usar um par que ofereça firmeza para a prática das atividades físicas.”
Na hora do treino dá vontade de beber água, certo? Saiba que existe um jeito indicado de beber essa água. “Durante o treino, tome 100 ml de água a cada 20 minutos de exercício”, sugere Felipe Donatto.
Já Larissa Kussano aconselha beber um copo a cada série de exercício. “Fique atenta à quantidade de água que você ingere. Tomar muita água enquanto treina pode causar mal-estar”, argumenta.
Durante a prática da atividade física, Larissa Kussano explica que é imprescindível pedir ajuda para os profissionais disponíveis na academia. “Pois é o profissional que irá ajudar no ajuste dos maquinários, como utilizar os equipamentos corretamente e melhorar os movimentos. Sem falar que a ajuda profissional evitará lesões por conta de exercícios errados”, explica.
Depois de treinar, você está liberada para comer tudo em grande quantidade. Certo? Errado! Felipe Donatto explica que as pessoas devem distribuir o valor calórico ao longo do dia. “Comer muito após os treinospode não adiantar nada se o indivíduo pretende perder peso, pois isso contribui com o acúmulo de gordura corporal”, avisa.