Durante o programa 'Encontro com Fátima Bernardes', um fã do cantor Tico Santa Cruz revelou que o músico o ajudou a evitar o suicídio
Para quem não sabe, no mês de setembro ocorre uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, conhecida como ‘Setembro Amarelo’. Esse projeto surgiu em 2015 com o intuito de ajudar as pessoas que sofrem de doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, por exemplo, e desde então vem chamando atenção para este assunto tão importante nos dias atuais.
Pensando nisso, o programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da rede Globo, resolveu abordar nesta sexta-feira, 06, assuntos sobre a saúde mental. O cantor Tico Santa Cruz, do grupo Detonautas, esteve presente na atração e encontrou um fã com uma história emocionante, envolvendo o suicídio.
O fã, Silmar, revelou no programa que o cantor o ajudou a evitar o suicídio com apenas uma conversa que ocorreu entre os dois: “Era um momento de muito estresse, precisava de ajuda e decidi ligar para o Tico, que eu considero meu amigo e com quem eu já tinha conversado abertamente sobre esse assunto [a depressão], que é um tabu. Ele largou tudo, começou a conversar comigo”, contou.
Tico lembrou imediatamente do momento em que recebeu a ligação de Silmar, e contou detalhes daquele dia: “A gente estava trabalhando no estúdio e tocou meu celular com um número que eu não conhecia, mas continuou tocando e eu decidi atender. Percebi que o Silmar estava com uma voz embargada. Interrompi a gravação, ficamos duas horas e quarenta minutos conversando”, lembrou. E ainda aconselhou outras pessoas: “O importante é ouvir a pessoa, não ficar dando lição de moral”.
Tico ainda contou que após a conversa que eles tiveram, ele pediu para o fã procurar ajuda psicológica. Silmar ligou para a sua terapeuta e ela o atendeu, mesmo sendo de madrugada: “Ela atendeu ele de madrugada, orientou da melhor forma possível e a gente conseguiu contornar essa situação”.
Por fim, o fã aconselhou outras pessoas que também passam por essa situação e falou sobre a importância de buscar a ajuda de um profissional: “É importante cuidar da mente, a saúde mental é tão ou mais importante que a saúde física. Às vezes a gente tem vergonha de procurar um psicólogo ou um psiquiatra, mas isso não pode ser tabu”, finalizou.
Veja: