A jornalista comentou o caso de homem que foi preso injustamente por três anos e foi solto
Nesta quinta-feira, 22, a jornalista Maju Coutinhofez um desabafo no Jornal Hoje sobre um caso de um jovem negro que estava preso há três anos por crimes que não cometeu.
A matéria contava a história de Lucas Moreira de Souza, de 26 anos. Homem que ficou três anos preso injustamente após ser abordado por policiais em Ceilândia, no Distrito Federal. A prisão aconteceu após ele ser confundindo com o autor de vários crimes na região. O motivo da prisão? Ele era negro.
Lucas foi solto e a justiça, feita.
Firme em suas posições, a jornalista deixou uma mensagem contra a lógica racista: "E agora a gente fala de um caso absurdo, um jovem negro de 26 anos foi solto essa madrugada depois de passar quase três anos preso por crimes que ele não cometeu. Lucas, como eu disse é negro e é pobre".
Após a exibição, Maju aproveitou a oportunidade para fazer um protesto e enviar um recado aos telespectadores: "Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado. Isso tem que mudar".
Maju Coutinho você eh incrível
— Non (@NonLacerda) October 22, 2020
pic.twitter.com/a7aVWhLDgn
Nas redes sociais, muitos telespectadores comentaram o posicionamento de Maju Coutinho.
“Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado”, Maju Coutinho, no Jornal Hoje, após matéria sobre o jovem aqui de Brasília que era inocente e ficou preso 2 anos. Raro âncoras comentando assim notícias na Globo. Representatividade! (@majucoutinho)
— Boi Bombeiro (@pontojunior) October 22, 2020
A fala de Maju Coutinho em um grande telejornal é necessária.
— Ashley Malia (@ashleymlia) October 22, 2020
Precisamos continuar falando o óbvio, porque esse pensamento está impregnado no imaginário social e seis segundos de uma fala tão simples pode chegar onde nem sempre a discussão antirracista chega. É necessário!