A médica especialista em dermatologia, Dra. Ana Lívia Bagatini ensinou como deve ser os cuidados para não prejudicar a saúde da cútis na hora de se barbear
Gilberto resolveu que era a hora de mudar de visual. O participante do Big Brother Brasil 21 deu adeus à sua barba e resolveu raspá-la no reality show. Porém, o doutorando em Economia dispensou o uso de cremes, esfoliantes, hidratantes e tirou os pelos a seco.
A Dra. Ana Lívia Bagatini, dermatologista, explicou que essa atitude pode ser prejudicial à pele e causar danos e irritações.
“Traumatiza mais a pele e o pelo pode encravar, você sabia? Além disso, também pode causar dermatite na pele, ou até mesmo uma foliculite, que seria a inflamação dos pelos”, explicou a dermatologista.
Na hora de se barbear, Dra. Ana Lívia orientou que os cuidados devem começar desde a preparação das lâminas. Antes de se barbear é importante higienizá-las sempre, pois elas podem acumular fungos e bactérias e usar sempre lâminas novas e pessoais para evitar contaminação e ferimentos.
“O ato de se barbear deve ter bastante higiene e cuidado. O segredo é preparar a pele, com esfoliação e emoliência, para deixar o pelo flexível e prevenir problemas como vermelhidão, sensibilidade e irritações. Use um sabonete antisséptico para diminuir as bactérias”, detalhou a especialista.
E você sabia que o melhor momento para remoção da barba é após o banho? O vapor dilata os poros e torna os pelos mais flexíveis, facilitando o barbear. O ideal é acompanhar o sentido em que os pelos crescem, isso evita que os pelos encravem.
Ao terminar de barbear, não esfregue a toalha, apenas seque a região suavemente e lembre-se de sempre hidratar a pele após barbear.
Dra. Ana Lívia ainda deu uma dica: “Evite fazer a barba todos os dias, pois, isso pode deixar a pele ressecada e suscetível a pelos encravados e irritações”.