A tricologista e dermatologista Renata Vasconcellos explicou como e quando devemos usar esses produtos
Os óleos capilares são daqueles produtos indispensáveis na rotina das pessoas que querem os fios mais bonitos e saudáveis! Além de deixar o cabelo com mais brilho, eles são essenciais para a proteção da haste capilar — fio que fica para fora do couro cabeludo —, que pode ser prejudicada e fragilizada por fatores externos, como a poluição do ar.
A tricologista e dermatologista Renata Vasconcellos explicou como os óleos agem para proteger o cabelo.
"Eles formam como se fosse um filme ao redor da haste capilar, fazendo com que o fio se proteja de altas temperaturas, do vento, da oleosidade, poluição e sujeiras em geral e também da própria perda de água interna", disse.
E tem mais! Eles também atuam para diminuir o frizz, alinhar os fios, melhorar a elasticidade e proporcionar maciez ao cabelo.
"Os óleos são fortes aliados para beleza e saúde capilar porque contam com propriedades nutritivas que ajudam na hidratação e restauração dos fios, deixando a superfície alinhada com aspecto macio e de brilho", ressaltou Renata.
A especialista listou algumas maneiras de aplicar os óleos capilares no dia a dia.
Antes das ferramentas de calor:
Existem óleos específicos para passar nos fios antes de usar secador, chapinha ou babyliss. Eles agem como protetores térmicos, impedindo que a haste capilar perca nutrientes diante de altas temperaturas.
Na máscara capilar ou condicionador:
Quando aplicado na máscara e condicionador, o óleo funciona como enriquecedor e um ativo mais nutritivo para esses produtos. Assim, potencializa a hidratação e o brilho.
Umectação uma vez por semana:
Usar óleos nos fios traz muitos benefícios: nutre profundamente, limpa e protege das impurezas e substâncias tóxicas presentes em produtos e no ar. É recomendado fazer a umectação após a lavagem e, no máximo, uma vez por semana, pois é o suficiente para manter a nutrição.
Sobre Dra. Renata Vasconcellos
A dermatologista Renata Vasconcellos tem uma carreira já renomada e reconhecida como referência em tricologia clínica, área da medicina que cuida especificamente da saúde do cabelo. A profissional, que atua em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, atende homens e mulheres que sonham em reconquistar a autoestima perdida por conta de problemas capilares. Formada em medicina pela FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), já possui o título de especialista aprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e conseguiu o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Conta também com especialização em Tricologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), além de extensões acadêmicas no Hospital llgemeines Krankenhaus em Viena (Áustria) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Portugal).