Lady Lace contou sua história e contou sobre a pressão estética no cabelo de pessoas negras - Reprodução
LACE

Lady Lace fala sobre o impacto das laces na autoestima de mulheres negras: "O resgate é imediato"

A empresária contou como esses acessórios ajudaram a devolver a liberdade dos cabelos femininos

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 19/09/2020, às 16h00

As mulheres negras sempre foram refém de uma ditadura de estética, principalmente quando o assunto eram os seus cabelos naturais. A falta de produtos especializados para esse público, ausência de representatividade e dificuldade para conseguir adequar aos padrões impostos pela sociedade fizeram com que, no decorrer dos anos, essas mulheres sofressem com problemas com autoestima e autoaceitação.

A empresária e influenciadora negra, Lady Lace, que também sofreu com esse processo, explicou sobre como as 'laces' vêm ajudando a elevar autoestima desse público e como isso impacta na sua vida. 

Eu, como toda mulher negra, já sofri com a imposição de padrões e sei reconhecer como a busca por esses padrões minam a nossa auto estima. Ouvíamos pessoas falar que o nosso cabelo crespo e volumoso era feio, corríamos para alisar com produtos químicos. Diziam que não podíamos ter fios claros, porque não combinava com a pele. Além disso, falavam que o nosso cabelo era ruim e não crescia, corríamos para alongar. Mas o maior problema era que no final dessa corrida, você já não tem mais autoestima, amor próprio, e possivelmente nem mais o próprio cabelo”, contou ela. 

A empresária relembrou como foi o início do empreendimento e a resposta positiva que recebeu das mulheres negras, que são suas grandes apoiadoras. 

Quando iniciei a LL, percebi imediatamente esse impacto, elas retornavam ao atendimento com suas fotos, passeios, suas histórias de superação e contando como o acessório tinha mudado sua vida, suas relações e a forma como ela se apresentava com  aquele novo visual. O resgate da auto estima é imediato, quando a sua relação muda com o espelho, todo o restante muda”, disse. 

Desde então percebi o papel importante que as laces tinham na vida dessas mulheres. Eu procuro incentivar essa mulher a ser livre de padrões, ela pode ser careca, usar a lace que quiser, na textura que quiser porque ela finalmente está livre de padrões. O  reconhecimento de ter feito a diferença na vida de uma mulher, é o maior presente que eu poderia receber ao longo dessa jornada“ disse a empreendedora paulista.

Lady Lace também ressaltou a importância de disponibilizar esses acessórios com preços mais acessíveis e lembrou a chegada das primeiras importações no país que tinham um valor elevado. 

Quando as primeiras importações desse acessório chegaram aqui, o custo era alto e acessibilidade difícil. Hoje o cenário do mercado mudou, outras marcas vieram e a popularização do uso contribuiu para essa acessibilidade”, falou. “Já com a LL, trazemos variações desse segmento, com as 'Wigs', 'Half', 'Lace Wigs', e assim conseguimos ajustar economicamente a todos os públicos”, pontuou Lady. 

 

Lady Lace

Leia também

Descubra qual é a tendência de maquiagem da São Paulo Fashion Week 2024


Descubra o perfume ideal segundo seu signo: librianos e escorpianos


Bruna Tavares é confundida com ladra de mesmo nome e se revolta: 'Vai tomar processo'


Chegou a primavera! Confira dicas para evitar o ressecamento durante a estação


Maria Venture explica o porquê decidiu abandonar a transição capilar


‘Days in Bloom’: Kiko Milano aposta em nova linha de produtos para primavera