Kelly Curcialeiro, arquiteta energética e terapeuta dos ambientes, ensinou quais velas aromáticas trazem mais benefícios para a vida
Máxima Digital Publicado em 26/09/2022, às 12h00
A nossa casa é o lugar no qual passamos a maior parte da nossa vida, por isso, é imprescindível que as energias fluam e sejam as melhores possíveis. Pensando nisso, alguns itens podem auxiliar nesse fluxo positivo de energias, como é o caso das velas aromáticas.
Excelentes recursos decorativos para criar uma atmosfera mais aconchegante e intimista, as velas além de trabalharem a energia do local, também trazem diversos benefícios à saúde e a agradável sensação de conexão com a natureza.
Criadas a partir de uma combinação de óleos essenciais e parafina, elas podem ajudar a perfumar os ambientes da casa ou do seu local de trabalho, criando uma sensação maior de bem-estar e conferindo a elas seu caráter terapêutico, também conhecido como aromaterapia.
Segundo Kelly Curcialeiro, arquiteta energética e terapeuta dos ambientes, as velas podem auxiliar na concentração, disposição, alívio da ansiedade, insônia, relaxamento mental e físico e também ajuda a movimentar as boas energias do ambiente.
"Por terem inúmeras possibilidades de aromas, o indicado é utilizar uma essência diferente para cada caso. Uma ótima recomendação é escolher a sua vela aromática, de acordo com o ambiente em que ela será colocada, por exemplo, a vela de lavanda no quarto, por ela ter um cheiro calmante, colabora com o sono. Já para o escritório, uma ótima indicação é o alecrim, já que o aroma da folha tende a potencializar a criatividade e a concentração, se tornando um poderoso disseminador do cansaço causado pelo estresse", recomendou Kelly.
As sensações despertadas por determinados aromas, acontecem devido o nosso sistema sensorial que sempre está conectado ao centro emocional do nosso cérebro, ou seja, se sentirmos determinada fragrância durante um momento feliz da vida, o nosso cérebro sempre irá associar aquele cheiro com um sentimento de felicidade. Dessa forma, essa memória de perfume também pode ser usada para aumentar sua agilidade e produtividade.
"Vale ressaltar que além do aroma, cada cor da vela aromatizada tem um intuito e deve ser feita conforme a sensação que deseja trazer para o ambiente, por exemplo, as velas brancas, que tendem a criar um ambiente calmo e equilibrado, já as laranjas aumentam o poder mental e ajudam na concentração", explicou Kelly.
Assim, além de criar um clima visualmente aconchegante e mais intimista, as velas perfumam a casa, harmonizam o ambiente e nos proporcionam benefícios como a melhora no humor, diminuição do stress, aumento da atenção e muito mais. Para te ajudar a desfrutar desses momentos, a arquiteta e especialista em terapia dos ambientes listou algumas velas aromáticas para você inserir em seu dia a dia.
Lavanda: ideal para combater dores de cabeça e a inquietação, o aroma de lavanda é uma das mais famosas fragrâncias na aromaterapia, já que ajuda na redução da ansiedade. Além disso, o perfume fresco e natural da flor, pode ser utilizado no combate da insônia. Dessa forma, posicione a vela no quarto, próxima à sua cama.
Canela: com aroma doce e, ao mesmo tempo, picante, a canela possui um caráter afrodisíaco para o organismo. Os óleos e velas de canela podem ser uma ótima indicação para decorar o quarto do casal e apimentar a relação. Além de possuir características bactericidas, fungicidas e antioxidantes.
Alecrim: a planta que serve para uma série de funções, sejam elas decorativas ou culinárias, funciona no âmbito da terapia do ambiente como um poderoso agente que ajuda a aumentar a concentração, o foco e auxilia na promoção do otimismo. O recomendado é apostar em velas aromáticas de alecrim para decorar o espaço do home office.
Lemongrass (capim limão): com seu aroma doce, auxilia no alívio de dores de cabeça, distúrbios do sono e esgotamento mental. A vela também ajuda a trabalhar sentimentos de mágoas e perdão, além de ser um repelente natural contra insetos.
Força Negra Feminina: Conheça a trajetória de Andressa Oliveira, a militante pelos direitos humanos
Halloween: Uma conexão profunda com o oculto nas mãos de sacerdotisa Sara Koimbra
Dia Mundial da Menopausa: Os cuidados de saúde que facilitam o período mais livre das mulheres
Como assim? Rei Charles III levará estoque do próprio sangue para viagem
BODY: 3ª edição do evento sobre aceitação acontecerá em outubro e promete reunir estrelas
‘The Acolyte’: Atriz critica Disney por não responder ataques racistas a elenco