Antes de usar qualquer remédio, fale com o médico! - iStock
Saúde

Monte uma farmacinha para viagens com crianças

Mesmo que você e sua família só estejam indo visitar os avós no final de semana, lembre-se que uma mulher prevenida vale por duas!

Máxima Digital Publicado em 03/02/2018, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Um das principais preocupações dos pais quando viajam com crianças é o que fazer se elas ficarem doentes. Por isso, muitos já levam na mala farmacinha com remédios para emergências. E tudo bem, desde que a família peça orientações ao pediatra antes de medicar os pequenos. Não queremos aqui incentivar a automedicação, ainda mais em crianças! “Todo cuidado é pouco. Alguns sintomas são comuns a várias doenças, das mais leves às mais graves. Por isso, não use remédios por conta própria e sem necessidade”, alerta Francisco Lembo Neto, coordenador da Pediatria do Hospital Leforte (SP).

Dito isso, uma farmacinha básica deve ter antitérmicos, antialérgicos, analgésicos, anti-inflamatórios, soro oral, creme hidratante, e um kit de primeiros socorros (gaze, esparadrapo, antisséptico e álcool 70%).  Caso a criança tenha alguma doença crônica ou problema que vira e mexe aparece, é bom conversar com o pediatra e considerar se vale a pena levar medicação para essas situações.

Leia também

Anvisa suspende uso de 'Chips da Beleza' e alerta para riscos à saúde


Psicólogo cria livro com abordagem focada em promover o bem-estar coletivo nas empresas


Mancha escura é Melasma? Dermatologista explica a importância do diagnóstico correto


Bella Campos surpreende a web ao revelar quadro de depressão


Marido de Gretchen revela seu estado de saúde após cirurgia grave


Pela primeira vez, Vanessa Lopes fala sobre surto no BBB 24