Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Saúde Mental

Psicólogo cria livro com abordagem focada em promover o bem-estar coletivo nas empresas

Com o conceito Playfulness, Lucas Freire desafia os modelos tradicionais de produtividade e explica conceitos importantes em novo livro

Katharina Brito sob supervisão de Isabelly Lima Publicado em 14/10/2024, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro Playfulness: Trilhas para uma Vida Resiliente e Criativa e autor Lucas Freire - Reprodução/ Divulgação
Capa do livro Playfulness: Trilhas para uma Vida Resiliente e Criativa e autor Lucas Freire - Reprodução/ Divulgação

De acordo com o relatório global World Mental Health Day 2024, posiciona o Brasil como o terceiro país com a população mais estressada do mundo. Segundo o estudo, 42% dos brasileiros relataram vivenciar mais de um pico de estresse no último ano.

Diante desse cenário preocupante, o psicólogo Lucas Freire propôs uma abordagem inovadora para o bem-estar coletivo em seu livro "Playfulness: Trilhas para uma Vida Resiliente e Criativa". Nesta obra, ele defende o conceito de "playfulness", ou espírito lúdico, como uma habilidade essencial que pode ser desenvolvida para enfrentar os desafios da vida com mais leveza e resiliência.

Playfulness

Afinal, este conceito incentiva a criatividade, inovação e o bem-estar, por meio da experimentação, improviso e resolução de problemas de forma mais descontraída. Essa abordagem pode aliviar tensões, melhorar a colaboração entre equipes e aumentar a produtividade.

De acordo com o especialista, vivemos em uma era de hipermodernidade, onde as exigências de alta performance e a sobrecarga de informações afetam a saúde mental constantemente. 

"Esse estilo de vida não é sustentável; por isso, precisamos resgatar a capacidade de brincar e de sermos lúdicos", afirma Freire

Para ele, essa mudança é essencial para equilibrar a vida pessoal e a carreira profissional.

O livro

Em seu livro, o psicólogo deixa claro, que ao invés de persistir no mito da produtividade, devemos criar ambientes de trabalho que promovam a saúde mental e o bem-estar humano, de forma lúdica.

Freire questiona os modelos tradicionais de trabalho que negligenciam as necessidades de descanso e autocuidado, propondo uma quebra com esses padrões e incentivando o conceito de playfulness, como uma estratégia de transformação pessoal e organizacional. 

Sua proposta aponta para um futuro mais equilibrado, em que o trabalho deixa de ser uma fonte de sofrimento e se torna um meio de crescimento e realização pessoal.

Sobre o autor

Lucas Freire é psicólogo e criador do pioneiro Método Playfulness. Seu trabalho busca incentivar uma produtividade resiliente e saudável, promovendo discussões sobre carreira, mercado de trabalho, criatividade, inovação, resiliência e liderança.