Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Anvisa suspende uso de 'Chips da Beleza' e alerta para riscos à saúde

Celebridades compartilham experiências diversas, evidenciando os efeitos colaterais do procedimento; entenda!

Katharina Brito sob supervisão de Isabelly Lima Publicado em 19/10/2024, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
chip da beleza - Reprodução/Rafa Neddermeyer - Agência Brasil
chip da beleza - Reprodução/Rafa Neddermeyer - Agência Brasil

Nesta última sexta-feira, 18, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a suspensão da manipulação, comercialização, propaganda e uso dos chamados "chips da beleza", também conhecidos como implantes hormonais manipulados.

Famosas como Flay, Deborah Secco, Marvvila, Juju Salimeni e Mariana Goldfarb já admitiram publicamente a utilização desses implantes e compartilharam suas experiências com o procedimento estético.

O que é?

O "chip da beleza" é um pequeno implante, de até 1,5 cm, feito de silicone, que é inserido sob a pele por meio de uma microincisão. A quantidade de hormônios presente no chip varia de acordo com o paciente.

Considerado um potencial aliado para melhorar a disposição física e aliviar os sintomas da menstruação, o uso do chip tem gerado controvérsias, com relatos de benefícios e efeitos colaterais.

Prós e contras 

A atriz Deborah Secco revelou que teve melhorias significativas após o uso do implante, afirmando que seus sintomas de TPM, como cólicas e dores de cabeça, desapareceram. Em entrevista ao Gshow, relata: 

Minha libido aumentou, fiquei menos preguiçosa e meu corpo respondeu rápido aos exercícios”, disse ela, que atualmente utiliza bioestimuladores de colágeno.

Por outro lado, a cantora Flay compartilhou sua experiência negativa no programa Encontro, mencionando reações adversas aos hormônios implantados.

O médico disse que poderia causar algumas espinhas, mas tive muito mais do que isso. Meu cabelo caiu bastante, fiquei irritada e ganhei peso por causa do inchaço”

A ex-bbb expressou arrependimento pelo uso do implante, classificando-o como “extremamente prejudicial” e alertando: “É só prejuízo, gente! Não tem nada de beleza, é "chip da feiura”.

O motivo

A Anvisa justifica a suspensão da comercialização e do uso desses implantes hormonais manipulados por não haver registro na agência e, portanto, não garantir a qualidade, eficácia ou segurança dos produtos. A decisão visa proteger a saúde da população, uma vez que esses implantes podem provocar efeitos colaterais indesejáveis e graves.

Além da suspensão, a Anvisa emitiu um alerta para a população e profissionais de saúde sobre as principais complicações associadas ao uso dos implantes, que incluem elevação do colesterol, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardíacas.