Passo fundamental na make, entenda como usar contornos na maquiagem de forma profissional em todos os tons de pele e alcançar bons resultados
Quando o assunto é maquiagem, o contorno é indispensável para o resultado perfeito, e há quem diga que, sem ele, não estamos completas. Uma referência nessa moda foi Kim Kardashian, com seus contornos chamativos que inspiraram pessoas pelo mundo inteiro e, por um bom tempo, ditou a moda.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, nos últimos dias, o assunto ficou em alta a respeito de contornos para peles negras e retintas — mais pela falta deles no mercado, abrindo debates sobre a falta de inclusão e representatividade.
Podendo ser encontrado na versão líquida, cremosa ou até mesmo compacta, os contornos são aplicados no intuito de sombrear as áreas desejadas, como a testa, o nariz, o queixo e as maçãs do rosto, causando o efeito de profundidade e também afinamento, por conta de seu tom, geralmente em um marrom frio.
No caso de peles negras, o problema ocorre pelo fato das fórmulas populares terem o costume de manchar e acinzentar na hora de aplicação, causando um efeito distinto do propósito do produto. O ideal para tons mais escuros de pele seriam os contornos com fundo berinjela, que trazem a harmonia perfeita!
Vale ressaltar também que, a forma em que o produto é aplicado implica diretamente no resultado desejado como, por exemplo, caso aplique o contorno na horizontal, o resultado será de um rosto afinado. Mas se a intensão for disfarçar ou alongar, deve ser passado na vertical.
Em ambas as escolhas, estará correto; apenas deve se levar em consideração o formato do rosto, para assim, marcar os traços que te agradam!
Item algum de maquiagem é essencial para a beleza, mas para corresponder aos seus desejos, o contorno pode ser aplicado anteriormente ao corretivo e ao blush, de preferência, levemente abaixo da maçã do rosto.