Descubra a importância do Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, em homenagem as autoras nacionais e saiba mais de suas obras!
Em 29 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro, por isso, separamos algumas obras nacionais que você precisa conhecer
No dia de hoje, é a data que homenageia um marco histórico: a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.
Esse acontecimento remonta a 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia brasileira, lançando as bases para a preservação e acesso ao conhecimento em território nacional.
Com os avanços tecnológicos, uma nova fase surgiu: a era dos livros digitais. Esses “livros do futuro” não apenas ampliaram o acesso a novas publicações em formato digital, como também possibilitaram a reprodução de obras históricas, facilitando o contato dos leitores contemporâneos com textos antigos e valiosos.
Pensando em trazer uma visibilidade maior para as mulheres, que também fazem parte do enriquecimento do cenário literário. Selecionamos 12 livros de diferentes gêneros, escritos por autoras nacionais contemporâneas, para você conhecer e se inspirar. Segue abaixo:
Quando a Morte decide brincar com humanos, não resta nenhuma opção além de participar. É exatamente isso o que acontece com a protagonista de O Abismo de Celina. Repleta de fantasia e aventura, a escritora Ariani Castelo explora as camadas profundas da essência humana em um contexto sombrio.
Com uma escrita acessível e bem-humorada, a autora Maria Luiza Wiederkehr reflete neste lançamento sobre família, autoconhecimento, prazer e os estereótipos impostos nas mulheres. Trata-se de uma leitura divertida para o cotidiano, na medida que conduz os leitores a pensarem sobre a existência feminina.
Em homenagem ao filho, a autora Flavia Camargo publica esta autobiografia para acalentar todas as mulheres que, assim como ela, vivenciaram um luto prematuro. Dividida em dez capítulos intitulados com palavras de quatro letras - “Igor”, “Laço”, “Vida”, “Amor”, “Luta”, “Cura”, “Tudo”, “Deus”, “Riso” e “Belo” -, a obra reúne dores, aprendizados e sentimentos proporcionados por essa vivência.
Neste livro, a escritora Ana Bisneto de Moura resgata a história de Maria de Lourdes, que, como muitas brasileiras, precisou lutar para garantir uma vida digna aos filhos em meio a uma dura realidade de pobreza e desigualdades sociais. A obra é uma homenagem a todas as mães resilientes.
Editora, roteirista e uma das integrantes da Under 30 da Forbes Brasil, a autora best-seller Jéssica Macedo lança “Inimigo Virtual”, um romance infantojuvenil que alerta sobre os cuidados necessários para os jovens utilizarem o meio online de forma segura. Na trama, os leitores acompanham a história de Fábio, um adolescente que passa a ter comportamentos agressivos após conhecer um garoto em chat de jogos online.
Neste livro, a empreendedora Rafaela Furlan une vivências do mundo corporativo e conhecimentos sobre soft skills com a experiência de Claudia Waldmann como educadora parental para transmitir às crianças conhecimentos essenciais acerca da inteligência emocional. Por meio de uma linguagem lúdica, elas ensinam como usar as habilidades comportamentais desde a primeira infância.
Autora de livros infantojuvenis, doutora em Linguística, membro da Confraria Poética Feminina e do coletivo de escritoras de livros infantojuvenis da Bahia, Mulherio das Letras, Palmira Heine convida, em “Os três porquinhos em: depois do sopro do lobo”, os pequenos leitores a refletirem sobre o valor das segundas chances e a importância de se reinventar após cometer erros.
Com base em conceitos da antroposofia e da pedagogia de Waldorf, que enfatizam o desenvolvimento emocional, sensorial e espiritual desde a primeira infância, a especialista em desenvolvimento humano e organizacional, Silvia Cristina Hito explica como as práticas integrativas contribuem para a saúde física e mental em todas as fases da vida.
Esta saga romântica narra a história de Izabel, uma mulher que não reconhece o próprio poder e está em busca de liberdade. Nesta jornada, ela conhece Martin, um homem poderoso e cheio de lacunas do passado. Em meio ao contexto social e histórico da África do Sul, a autora Ana Paula Bordin contextualiza as relações humanas como fruto das circunstâncias, do desejo e da permanência ou não do estado de todas as coisas.
Nesta romantasia com elementos brasileiros, a best-seller com mais de 100 livros publicados, Mari Sales, introduz dilemas humanos a um mundo místico. Na trama, o rei feérico deve se casar com a humana Messalina, mas o problema é que o líder não confia em humanos, na mesma medida em que a protagonista carrega um profundo ódio pelas criaturas místicas. O que ambos não esperavam era que esse vínculo traria à tona sentimentos inesperados.
Neste livro infantojuvenil, a escritora Ana Cristina Zanette convida os leitores a explorarem o mundo cotidiano, repleto de alegrias, desafios e valiosos aprendizados. Por meio de lições sobre autovalorização, empatia e pertencimento, a autora oferece um espelho para as vidas das crianças, com reflexões sobre amadurecimento.
Suspense, drama e narrativas poéticas que alimentam a alma são os temas centrais do lançamento da autora Claudia Lopes Ipolito. A partir de uma leitura leve e divertida, ela relembra momentos marcantes ao passo que reflete sobre a vida cotidiana e tudo aquilo que passa pela mente como um devaneio.