No aniversário de 39 anos da cantora, separamos 14 mensagens que Bey nos passou através de suas canções
Beyoncé não é conhecida como Queen B por acaso. A rainha é dona de um currículo que mostra a sua importância para a música e sociedade.
São nove álbuns, mais de 60 singles e várias estatuetas do Grammy e é a cantora com o maior número de estatuetas do BET Awards, com 31. Contudo, Bey sabe que não é apenas de prêmios que uma carreira se consolida para a eternidade. Com a sua voz impactante e um estilo impecável, a cantora vai além.
O seu trabalho é voz para feminismo, representatividade, força e respeito entre as raças. Nesta sexta-feira, 4, Beyoncé completa 39 anos, e nós, da Máxima Digital, escolhemos as 14 lições de vida que a artista nos passou através de suas músicas.
Autoestima de mulheres negras
Bey busca empoderar e aumentar a autoestima de mulheres negras ao longo de sua carreira. No seu último trabalho, ela nos apresentou Brown Skin Girl, com uma letra linda e um clipe encantador e delicado ao mostrar o passado e o futuro de negras.
Letra:
Garota de pele morena; Sua pele é como pérolas; A melhor coisa do mundo; Nunca troquei você por ninguém(Original: Brown skin girl; Your skin just like pearls; The best thing in the world; Never trade you for anybody else)
Ninguém é insubstituível e podemos terminar sem ser o fim do mundo
Às vezes ficamos com medo de terminar um relacionamento por causa do medo de não encontrarmos alguém melhor. Em Irreplaceable, Bey nos mostra que é possível e um término não é o fim do mundo
Letra: Eu posso ter outro como você para amanhã; Então, você, nem por um segundo, pense; Que você é insubstituível. (Original: I'll have another you by tomorrow; So don't you ever for a second get to thinkin'; You're irreplaceable)
Devemos nos colocar no lugar do outro para não magoar ninguém
Em If I Were A Boy, Beyoncé lista coisas que faria se fosse um homem no lugar de uma mulher na relação, valendo-se do ponto de vista de uma relação heteronormativa, para não magoá-la.
Letra: Juro que seria um homem melhor; Eu a escutaria; Porque sei como magoa (Original: I swear I'd be a better man; I'd listen to her; Cause I know how it hurts)
A perfeição não existe mesmo que te digam o contrário
A forte pressão em cima das pessoas por um padrão inalcançável é evidenciada à todo momento. Beyoncé nos mostra em Pretty Hurts que o perfeito não existe - não importa o que digam.
Letra: A beleza machuca; Evidenciamos o que temos de pior; A perfeição é a doença da nação; A beleza machuca; Evidenciamos o que temos de pior; Tente reparar algo; Mas você não pode reparar o que não consegue ver; É a alma que precisa de cirurgia. (Original: Pretty hurts; We shine the light on whatever's worse; Perfection is the disease of a nation; Pretty hurts; We shine the light on whatever's worse; Tryna fix something; But you can't fix what you can't see; It's the soul that needs the surgery.
Você se basta
Sabe quando você termina um relacionamento e entende que você é tudo o que precisa? Beyoncé nos estrega a melhor forma de superação em forma de música em Me, Myself and I.
Letra: Isso levou um tempo; mas agora eu mudei; Porque eu percebi que eu tinha; Eu, eu mesma e eu; Foi tudo que eu tive no fim. (Original: It took me sometime, but now; I've moved on; 'Cuz I realized I got; Me, myself and I; That's all I got in the end)
Não esqueça suas origens
'Black is King' foi um marco nas produções de Queen B.
Deixe sua marca no mundo
A nossa jornada em vida é cheia de sonhos, propósitos e medos, mas é fundamental deixar uma marca no mundo. I Was Here é a canção perfeita para isso.
Letra: Quero deixar minhas pegadas nas areias do tempo; Saber que havia algo lá; E algo que deixe para trás; Quando eu deixar este mundo, não deixarei arrependimentos; Deixarei algo para ser lembrado, e eles não se esquecerão. (Original: I want to leave my footprints on the sand of time; Know there was something that, something that I left behind; When I leave this world, I’ll leave no regrets; Leave something to remember, so they won’t forget)
Tudo passa
Por vezes, pensamos que algumas situações que passamos não podem nos ensinar nada. Beyoncé mostra que é possível pegar algum obstáculo em algo muito maior na nossa vida. O fechamento de Freedomé uma lição.
Eu tive meus altos e baixos; Mas eu sempre encontro a força interior para me ajudar; Me serviram limões, mas eu fiz uma limonada (Original: I had my ups and downs; But I always find the inner strength to cool myself off; I was served lemons, but I made lemonade)
Ame suas características e seus traços
O apagamento de traços e características dos negros ainda é frequente em pleno 2020. O alisamento de cabelos, cirurgias de afinar o nariz e diminuição são uma forma de opressão. Mas, Beyoncé quer o contrário: ela quer empoderar e mostrar que é lindo. Formation entrega tudo.
Letra: Gosto do cabelo do meu bebê, com cabelo de bebês afro; Eu gosto do meu nariz negro com narinas Jackson Five. (Original: I like my baby hair with baby hair and afros; I like my negro nose with Jackson Five nostrils)
A força feminina é poderosa
Mulheres, principalmente as não-brancas, são vistas como inferiores por homens. Beyoncé não deixaria barato, né? Dá para sentir o poder feminino em Run the World
Letra: Quem manda no mundo? Garotas! (Original: Who run the world? Girls!)
Explore sua sexualidade
Infelizmente, a sexualidade feminina é um tabu na sociedade. Muitos acreditam que mulheres feministas não gostam de sexo por debaterem situação de exploração - o que não é verdade, né Bey? Partition é uma aula de sensualidade.
Letra: Os homens acham que as feministas detestam sexo; Mas é uma atividade; Natural e excitante que todas as mulheres adoram. (Original: Les hommes pensent que les féministes détestent le sexe; Mais c'est une activité; Très stimulante et naturelle que les femmes adorent)
Aproveite todos os momentos
Sabe aquela história de aproveite a vida porque ela acaba? É uma grande verdade. Não deixe oportunidades legais passaram por medo. Além disso, gaste os seus momentos com coisas que realmente importam. XO traz todo um clima.
Letra: Não temos a eternidade; Amor, a luz do dia está se acabando; É melhor você me beijar; Antes que nosso tempo se esgote. (Original: We don't have forever; Baby daylight's wasting; You better kiss me; Before our time is run out)
Não tente escapar do Karma
As nossas ações têm consequências futuras. Muitos acreditam que cumprimos lições impostas pela vida pelo o que fizemos nela. Por exemplo, em Best Thing I Never Had vemos uma mulher que viu que estar sozinha era mulher melhor do que ao lado de alguém que a fazia sofrer. Agora quem sofre é ele por perdê-la.
Letra: Tudo que vai, volta (aposto que é uma droga ser você agora). (Original: Goes around, comes back around (Bet it sucks to be you right now)
O empoderamento real só é possível através as mulheres negras
Beyoncé faz um regaste à força das mulheres negras e mostra que o coletivo que tratá a libertação. Além disso, não o poder nunca será tomado por ninguém.
Letra: Não me faça voltar aos meus costumes; Meu poder, eles nunca irão tomar; Eles nunca irão tomar o meu poder, meu poder, meu poder. (Original: Don't make me get back to my ways; My power, they'll never take; They'll never take my power, my power, my power)