Lucian Ambrós vem se destacado no ramo dos influencers de saúde ao se tornar uma potência informativa sobre o HIV sem perder o bom humor e a alegria
Artur Vieira Publicado em 14/12/2024, às 10h00
Em um mundo digital cada vez mais saturado de informações, discursos e formas repetitivas de fazer conteúdo, o psicanalista Lucian Ambrós se destaca como um verdadeiro farol de positividade. Criador do perfil @posithividades, o influenciador se tornou referência para muitos seguidores que buscam uma dose diária de otimismo, autoconhecimento e uma abordagem diferenciada sobre o HIV.
Ele é pioneiro no quesito inovação de abordagem sobre HIV levando informação de uma forma descontraída e leve, sempre incentivando a testagem e o uso de preservativos. Não é por menos que recebeu no último dia 28 do mês passado o prêmio “José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos”, na categoria Educação e Mobilização Comunitária.
Concedido pelo Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), essa premiação foi por todo seu trabalho e dedicação que impacta de forma significativa as pessoas e organizações na luta contra o HIV/aids e também na promoção dos direitos humanos, algo que ele faz muito bem.
Eu vivo com HIV há 14 anos e durante 7 anos eu escondi minha sorologia por medo, por vergonha. E hoje produzindo conteúdo na internet sobre o assunto, faz com que as pessoas não passem por situações que eu passei”, conta.
Lucian Ambros é um nome que vem ganhando reconhecimento nas redes sociais, especialmente no Instagram e tiktok que ultrapassam 150 mil seguidores, onde o perfil @posithividades tem atraído uma base de seguidores fiéis e engajados. A proposta do influenciador é simples e poderosa: transmitir mensagens de esperança, longevidade, autodescoberta e principalmente aceitação.
O conceito de "positividade" do perfil não se limita a frases motivacionais vazias, mas propõe reflexões profundas sobre viver uma vida de cuidado e bem estar, fazendo uso da medicação dos antirretrovirais impedindo assim o progresso da replicação do vírus dentro do organismo evitando as doenças oportunistas.
A ideia de criar @posithividades surgiu do desejo de Lucian em compartilhar um conteúdo genuíno e transformador para pessoas que recebem o diagnóstico do HIV e se pegam perdidos e assustados diante do resultado “positivo” no exame; daí um belo trocadilho com o nome do seu perfil informativo nas redes sociais.
O símbolo do posithividades é um catavento, porque assim como o catavento precisa do vento para se movimentar, as pessoas precisam da informação para se movimentarem contra o preconceito”.
No último final de semana em São Paulo (7 de Dezembro) aconteceu a festa do indetectável 2024, promovido e produzido por ele. O evento, que já faz parte do calendário nacional do Dezembro Vermelho, foi um sucesso e mais uma vez cumpriu o objetivo de reforçar a mensagem de que uma pessoa Indetectável é igual a risco zero de transmissão do vírus e combater o estigma e preconceito.
A festa contou com a participação de vários artistas e performances de renome nacional como: Thalia Bombinha, Mikaela Pitt, Hellena Malditta, Organzza, Aimeé Lumieére e Hellena Borgys que apresentaram shows temáticos de conscientização e métodos de prevenção do HIV.
O som da incrível festa ficou por conta dos DJs: Tico Malagueta, Paola Cadillac, Miguel Vieira e Rafa Roller.
Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino.
Milagre de Natal: A história de renovação, confiança e gratidão de Rafael Barbeiro
Luis Mangione, assassino do CEO de seguradora, é encaminhado para o mesmo presídio de Diddy
Psicanalista comenta sobre a pressão das redes sociais no final de ano: 'Conflito interno'
Influenciadora com quadril de 126 cm revela que recebeu 55 mil por beijo no bumbum
Acabou! Andressa Urach e Cassiano França terminam relacionamento após 8 dias
‘Mulher da janela’, Jeniffer Castro, celebra fama e contratos de 30 mil reais