Rafael atualmente e enquanto estava no hospital - Arquivo pessoal
Especial

Milagre de Natal: A história de renovação, confiança e gratidão de Rafael Barbeiro

Após uma cirurgia bariátrica, Rafael se viu preso a uma cama de hospital e, segundo ele, viveu um milagre natalino que o trouxe de volta à vida

Artur Vieira Publicado em 21/12/2024, às 10h00

Era início de dezembro do ano passado quando o veterinário mineiro de 38 anos Rafael Barbeiro, com os olhos brilhando de esperança, foi levado à sala de cirurgia. Após anos de luta contra a balança e a saúde debilitada pelo sobrepeso, ele finalmente decidiu que era hora de mudar. A solução escolhida foi uma cirurgia bariátrica que parecia ser sua última chance, um novo começo para sua vida e uma estética física tão almejada.

Mas, o que parecia ser uma oportunidade de renascimento se transformou em um verdadeiro pesadelo. Durante o pós procedimento, complicações inesperadas surgiram, e o corpo de Rafael começou a dar sinais de que algo estava bastante errado. Após dez dias de uma cirurgia que até então parecia bastante bem sucedida, seu corpo apresentou um inchaço monstruoso além de terríveis dores abdominais; tudo isso devido a um processo inflamatório que comprimia seus órgãos.

O seu sonho de ter um corpo esteticamente magro e padronizado se transformou em um perturbador processo infeccioso, onde foram drenados dois litros e meio de pus (líquido espesso, amarelado que se forma no local de uma ferida ou de um processo infeccioso), e o que acabou levando a doze dias de intubação.

Em todo processo de saúde que passei, o pessimismo dos médicos em relação a minha recuperação não me abalaram. Graças a FÉ que tenho em Jesus Cristo”.

Fé Inabalável

Nesse momento de quase morte em todo tempo esteve ao seu lado na UTI o seu companheiro Rodrigo que nesses quase 20 anos de relacionamento se manteve firme e não arredou o pé do hospital, mesmo diante do pessimismo médico devido ao quadro grave que enfrentará em relação a saúde de Rafael; ele fez jejum e oração para a recuperação do seu grande amor.

No hospital, seu companheiro Rodrigo foi seu principal aliado - Arquivo pessoal

 

E na véspera de Natal, ao sair da UTI com uma bolsa de Bogotá (recurso eficiente para o fechamento provisório do abdômen) iniciou o milagre de sua recuperação. Após sair da intubação e do coma induzido ele pode relatar que sentiu a sensação de um espírito de morte; uma energia pesada que se fazia presente. Porém em contrapartida escutava em todo tempo uma voz que dizia para ele não temer, algo que o encorajava que sairia vivo daquilo tudo.

Rafael não sabia como, mas sentia que algo sobrenatural havia acontecido devido a sua fé em Jesus. Ele não era mais o mesmo. A experiência no hospital transformou sua visão sobre a vida e reforçou ainda mais a sua fé, e no dia seguinte, o milagre de Natal se tornaria a sua história de renovação, confiança e gratidão. Ele sabia, agora, que o maior presente não era a cirurgia, mas o dom de recomeçar e a palpável experiência no divino.

Se fosse hoje, eu jamais faria a cirurgia bariátrica”.

Homem de fé

Cristão protestante, se apaixonou pelo método como os presbiterianos estudam as escrituras e pelos louvores cantados na igreja em 2020 ao visitar uma igreja próximo a sua casa. Hoje ele e seu companheiro que moram em Pouso Alegre, interior de Minas Gerais, fazem juntos devocionais diariamente e infelizmente não frequentam nenhuma igreja devido a não aceitação de sua sexualidade.

Atualmente ele segue testemunhando o milagre que vivenciou, compartilhando os relatos de seis cirurgias que submeteu durante 2024 inteiro, e agora se prepara para mais um capítulo em sua vida: a reconstrução do abdômen devido ao longo tempo que utilizou a bolsa de bogotá e perdeu a musculatura.

Durante os cinquenta minutos ao telefone para essa entrevista, é nítido o quão Rafael é consciente do milagre que viveu e como sua fé está totalmente enraizada e fortalecida nos caminhos de um verdadeiro Cristão.


Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino.

Natal vida cirurgia hospital bariátrica milagre especial testemunho religião saúde

Leia também

Luis Mangione, assassino do CEO de seguradora, é encaminhado para o mesmo presídio de Diddy


Psicanalista comenta sobre a pressão das redes sociais no final de ano: 'Conflito interno'


Dezembro Vermelho: Conheça Lucian Ambrós, o influencer que espalha informação e positividade


Influenciadora com quadril de 126 cm revela que recebeu 55 mil por beijo no bumbum


Acabou! Andressa Urach e Cassiano França terminam relacionamento após 8 dias


‘Mulher da janela’, Jeniffer Castro, celebra fama e contratos de 30 mil reais