Defensoria quer respeito à identidade de gênero - Divulgação
DIREITOS

AM: Defensoria quer indenização a funcionário trans por nome morto

Objetivo é garantir o direito à identidade de gênero de um homem trans que vem sofrendo constrangimentos na empresa

Ezatamentchy Publicado em 22/05/2024, às 11h21

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), através da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos Humanos, ingressou com ação judicial contra a operadora de plano de saúde Hapvida. O objetivo é garantir o direito à identidade de gênero de um homem trans que vem sofrendo constrangimentos por ser chamado pelo nome morto pela empresa, mesmo após a retificação em seu registro civil.
 
O assistido, cliente desde 2017, teve seu nome retificado na certidão de nascimento em 2023. Desde então, ele vem solicitando a alteração em seu cadastro na operadora, sem sucesso. A recusa da empresa em reconhecer sua identidade de gênero gera constrangimentos e sofrimento emocional ao homem, que se vê obrigado a lidar com a constante violação de seus direitos.
 
 
A defensora pública Elânia Nascimento, responsável pelo caso, ressalta a situação de hipervulnerabilidade de pessoas trans na sociedade, marcada por preconceito e discriminação em diversos âmbitos, incluindo o mercado de trabalho e a aceitação social.
 
A ação judicial busca não apenas reparar o dano moral causado, mas também servir como um instrumento de conscientização e educação sobre os direitos da comunidade LGBTQIAP+. "A indenização também representa uma questão pedagógica, para que as pessoas trans possam acreditar em si, no Poder Judiciário e na garantia da preservação de seus direitos", afirma Elânia.
 
Por Ezatamentchy 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil