Estética 1990 para discutir homossexualidade - Reprodução
TEATRO

BH estreia peça sobre a homossexualidade nos anos 1990

Montagem explora a relação de três amigos que passam a morar juntos, revelando muitos segredos e a vivência da sexualidade

Ezatamentchy Publicado em 14/05/2024, às 11h02

O Nós Três Grupo de Teatro, fundado em 2019 e oficializado em 2023 pelos atores Bruna Félix, Dhan Lopes e Lucas Lopes Valadares, estreia com a peça “Top Summer Hits”, que estará em cartaz na Funarte de 16 a 26 de maio, de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h, com intérprete de libras em todas as sessões. Com dramaturgia e direção de Vinícius de Souza, a montagem explora a relação de três amigos que passam a morar juntos, revelando muitos segredos e a vivência da sexualidade no final dos anos 1990.
 
O grupo surgiu do desejo de trazer para o palco questões que são comuns aos integrantes, focando inicialmente nas narrativas LGBT+. “Queríamos abordar o tema de uma forma não panfletária, e aí surgiu a ficção, onde os assuntos são inseridos indiretamente na vida de cada personagem. Chegamos a um formato mais minimalista, como se o espectador estivesse espiando pela janela da casa”, explica o ator Dhan Lopes.
 
Ambientada em 1999, a peça apresenta os personagens Luis Antônio, Eltin e Vana, que se mudam do interior de Minas Gerais para morar juntos em um barracão no subúrbio de Belo Horizonte. Com cinco meses de aluguel atrasado, eles começam a vender CDs piratas para pagar as contas.
 
A obra aborda como a homossexualidade era vivida no final dos anos 1990, especialmente a parte que precisava ser mantida em segredo. “São três personagens LGBT que vivem juntos e não falam abertamente sobre isso. Tudo emerge nas entrelinhas, e por uma série de eventos, eles são forçados a romper o silêncio. A peça se passa em uma época em que não se ouvia sobre empatia e acolhimento; era cada um por si”, explica o dramaturgo e diretor, Vinícius de Souza.
 
Em uma época cheia de tabus, repressões e opressões em torno da sexualidade, o público acompanha não só as relações homoafetivas dos personagens, mas também sua expressão homossexual.
 
“É como se refletíssemos sobre a vivência homossexual no Brasil de hoje, em 2024, à luz do que foi no final dos anos 1990. Para uma geração que vive a era Pabllo Vittar, é um lembrete de como era a vida dessas pessoas há 25 anos”, pondera Vinícius, que se inspirou em familiares. “Esse é o universo da minha adolescência, das memórias da vivência de alguns parentes. Sempre havia a história do amigo, e quando eu era criança, eles viviam tudo meio escondido. É uma peça cheia de segredos”, conclui.
 
“Top Summer Hits”, Grupo Nós Três de Teatro
16 a 26 de maio: quinta a sábado: 20h | domingo: 19h
Funarte (Rua Januária, 68, Centro)
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
*Ingressos: Sympla https://www.sympla.com.br/espetaculo-top-summer-hits__2462611
Classificação: 14 anos
*Na compra pelo site pode haver acréscimo de taxa de serviço
Instagram – @nostresgrupo
 
 
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador