Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero - Freepik
Casamento

Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero

O primeiro casal gay do Chile se casou quando a lei de igualdade entrou em vigor

Máxima Digital Publicado em 11/03/2022, às 13h00

Jaime Nazar e Javier Silva fizeram história e deram um enorme passo para a igualdade: eles são o primeiro casal gay a se casal no Chile. 

Os pombinhos selaram a união legal assim que a lei de igualdade entrou em vigor no país latino-americano. 

O Chile recebeu os primeiros noivos do mesmo gênero em um cartório que está localizado na cidade de Santiago para oficializarem o matrimônio. 

O momento marcou história! Na porta do Registro Civil de Providência de Santiago, os recém-casados, que estão juntos há seis anos, disseram que o sonho do casamento ficou ainda mais intensificado com a chegada dos filhos. Eles, que são pais de Clemente, de 1 ano e oito meses, e Lola María, de quatro meses, disseram que priorizavam dar direitos legais para os filhos.

Os Ministros do Governo, da Justiça e do Desenvolvimento Social estiveram presentes na cerimônia marcante de Jaime e Javier onde eles receberam primeiro livro de casamento inclusivo do Chile o qual substituiu as palavras "marido" e "esposa" por "cônjuge", de acordo com o Cartório de Registro Civil.

A novidade do casamento entre pessoas do mesmo gênero ser autorizado diante da lei no país trouxe um pouco de esperança para outras famílias da comunidade LGBTQIA+ que também têm o sonho de casar. Segundo as informações da Fundación Iguales, um grupo de direitos LGBTQIA+, mais de 300 famílias estão chilenas passam por essa mesma situação.

Movilh, a principal organização de direitos LGBTQIA+ do Chile, celebrou esse enorme passo histórico para um caminho com mais igualdade no país

"A partir de hoje, Chila tem 'marido e marido' e 'esposa e mulher'", escreveu a organização em seu perfil ofical no Twitter.

A instituição ainda falou sobre o fato de dar um basta nas descriminações e comemorou: "Chega de discriminação. Viva o Chile".

BBB: Sobre a Prova do Anjo, você prefere:

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil