Espaço fica na Travessa do Comércio, 16 - Tânia Rego/Agência Brasil
ARTE-SE

Cidade do Rio abre centro de cultura queer

QueeRIOca é o primeiro centro de referência de arte e cultura da comunidade no Brasil

Ezatamentchy Publicado em 29/04/2024, às 11h15

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) ganhou no sábado, 27, um novo centro cultural dedicado à produção artística LGBT+. Conhecido como QueeRIOca, este é o primeiro centro de referência de arte e cultura da comunidade no Brasil, com uma ideia surgida durante a pandemia da COVID-19, concebida pela atriz e fundadora da companhia de teatro "Os Dezequilibrados", Cristina Flores, e sua esposa, a roteirista, escritora, compositora e atriz Laura Castro.
O conceito foi transformado em um espaço aberto para a produção de artistas LGBT+ (Agência Brasil)
 
 
Antes da pandemia, o casal havia inaugurado um espaço chamado Jardim, localizado no terraço de sua residência. No entanto, com a chegada da pandemia, o espaço teve que ser fechado. Mantendo-se conectadas à comunidade LGBT+ e buscando formas de continuar sua expressão artística, Cristina e Laura começaram a desenvolver a QueeRIOca como uma residência artística, onde artistas poderiam trocar experiências por meio de vídeos, podcasts e encontros presenciais de forma segura.
 
O projeto foi inscrito no primeiro edital Foca - Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, e obteve o segundo lugar, porém, não recebeu financiamento para sua execução. Com o fim da pandemia, a prefeitura lançou o Projeto Reviver Cultural Centro, o que levou Cristina e Laura a repensarem a QueeRIOca como um espaço público no centro do Rio de Janeiro, em um casarão histórico. O conceito foi transformado em um espaço aberto para a produção de artistas LGBT+, promovendo residências artísticas e intercâmbio cultural.
QueeRIOca: residência artística, troca de experiências e encontros de forma segura (Agência Brasil)
 
A inauguração do espaço contou com a primeira mostra intitulada "DiferENTRE", uma exposição de artes plásticas que reune 32 artistas, marcando o início das atividades do centro cultural QueeRIOca.
Endereço: Tv. do Comércio, 16 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-080
Telefone: (21) 98668-3025
 
Por Ezatamentchy. 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil