- Emanoele Daiane/Ascom
PARADAS

Cuiabá celebra 21ª Parada LGBTQIA+ com mais de 20 mil pessoas

Evento contou com show da cantora Lexa e apoio da Prefeitura de Cuiabá

Ezatamentchy Publicado em 04/07/2024, às 10h23

A Avenida 15 de Novembro foi colorida com as cores do arco-íris neste sábado (29) para a 21ª Edição da Parada LGBTQIA+ de Cuiabá. Com o tema "Nada Sobre Nós, Sem Nós - Vote com Orgulho", a celebração reuniu mais de 20 mil pessoas, começando na Praça Ipiranga e seguindo até a Orla do Porto II, onde a cantora Lexa fez um show nacional. A Prefeitura de Cuiabá, através do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, foi parceira do evento.

“A 21ª Parada da Diversidade é muito mais do que um ato de festa. É um ato de resistência e luta. A gestão Emanuel Pinheiro sempre abriu as portas para a população LGBTQIA+. A Prefeitura de Cuiabá garante políticas públicas para essa população e sempre estará presente dando atenção e voz para as questões de diversidade sexual,” explicou Christiany Fonseca, secretária-adjunta de Direitos Humanos.

A organização do evento ficou a cargo da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT). Clóvis Arantes, presidente da associação e coordenador da parada, destacou a importância do evento para o estado. “Este ato é importante para todo Mato Grosso. Temos 17 caravanas que vieram do interior para prestigiar esse grande ato de resistência. Queremos políticas públicas e a Prefeitura de Cuiabá contribuiu na organização da Parada,” afirmou Arantes.
 
 
 
 
 
 
 

 


Menotti Griggi, organizador do evento, ressaltou o crescimento e as conquistas obtidas ao longo dos anos. “Estamos crescendo ano após ano, principalmente nas conquistas dos nossos direitos. A gestão Emanuel Pinheiro tem nos ajudado muito. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Comunicação, que está nos ajudando na cobertura. Precisamos divulgar a Parada e falar sobre o nosso tema. Precisamos de voz, e isso a Prefeitura de Cuiabá tem nos proporcionado,” explicou Griggi.

Além da apresentação de Lexa, o público curtiu diversos shows de artistas locais, incluindo as drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e Kiarah Granada, a recém-eleita Drag da Parada. Também houve apresentações de ballroom e hip hop.

Guilherme Freitas, ativista LGBTQIA+, elogiou a organização do evento. “Estou impressionado com a organização, tudo muito bem programado, sem tumultos. Para nós da comunidade LGBTQIA+, ter esse tipo de evento mostra que estamos sendo vistos e ouvidos. Podemos fazer nosso ato de resistência e ainda aproveitar muitas atrações. Parabéns à organização deste evento,” finalizou Freitas.
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador