- Allan Cunha/Divulgação
SERVIÇOS

Curso gratuito de fotografia capacita jovens da periferia de São Paulo

Iniciativa de Marly Porto terá exposição de trabalhos dos alunos na sede do BNP Paribas

Ezatamentchy Publicado em 05/08/2024, às 08h57

Entre 6 de agosto e 21 de setembro, o Porto de Cultura oferece um curso gratuito de fotografia no Centro Cultural Monte Azul, São Paulo. A oficina, idealizada pela curadora Marly Porto, capacitará 15 jovens da periferia da cidade, abordando a fotografia como técnica e expressão artística, inclusive LGBT+. Ao final do curso, as fotos dos alunos serão exibidas na galeria do banco europeu BNP Paribas, um dos patrocinadores do projeto.

Os participantes serão orientados pelos profissionais Allan Cunha, Léu Britto e Marly Porto, com uma programação que inclui 12 aulas sobre a linguagem fotográfica e a produção de portfólios pessoais. O curso visa explorar a fotografia como uma forma de comunicação, ensinando os alunos a utilizar essa mídia para expressar ideias e conceitos. As ferramentas digitais facilitaram a criação e o consumo de imagens, tornando a fotografia uma forma acessível de comunicação e representando a comunidade queer.
O curso oferece não apenas o desenvolvimento estético, mas também subsídios

Marly Porto ressalta a importância de reconhecer narrativas diversas na cidade, incentivando os participantes a refinar seu olhar fotográfico. "Buscamos além da técnica, um refinamento do olhar pela fotografia, de forma que o participante possa observar e utilizar as regras de composição, a luz, a sensibilidade", afirma.

O curso oferece não apenas o desenvolvimento estético, mas também subsídios para a geração de renda, com oportunidades de atuação em periódicos, eventos, editais artísticos, premiações e festivais. As aulas finais serão dedicadas à análise de portfólios, onde os alunos apresentarão suas fotografias, recebendo feedback detalhado em sessões de grupo.

Marly Porto destaca a importância de desenvolver a consciência sobre a fotografia, estimulando a capacidade de produzir e analisar imagens de forma crítica e subjetiva. "Queremos proporcionar aos alunos a possibilidade de ampliar suas visões de mundo por meio da imagem", conclui.

Os interessados devem ter mais de 18 anos, possuir equipamento fotográfico (analógico, digital ou celular) e ter pelo menos quatro anos de experiência em fotografia. As obras produzidas durante o curso serão expostas na sede do BNP Paribas, em São Paulo, em novembro.

Inscrições clicando aqui.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador