- Divulgação
DIREITOS

Curta celebra o acolhimento familiar LGBT+

Documentário com estreia em junho destaca como famílias superaram preconceitos para apoiar filhos LGBTQIA+

Ezatamentchy Publicado em 20/06/2024, às 08h37

Com o objetivo de celebrar a diversidade e destacar a importância do acolhimento familiar de pessoas LGBTQIA+, o curta-metragem "Reconstrução do Amor, Desconstrução do Medo" será lançado em Rio Preto em junho, Mês da Diversidade. A produção traz depoimentos tocantes de familiares que superaram medos e limitações pessoais para acolher filhos LGBTQIA+.

O documentário explora desde a descoberta da sexualidade ou identidade de gênero dos filhos até o processo de desconstrução de preconceitos dos pais, culminando no apoio ativo dos familiares à causa LGBTQIA+. Gabriel Vital, jornalista de Rio Preto e diretor do filme, destaca: “Espero que outros pais e mães que hoje estão vivendo esse processo de compreensão e desconstrução encontrem apoio nesses depoimentos e entendam que o mais importante é permitir que o amor supere o preconceito”.

Co-assinada pela jornalista Júlia de Britto, que conduziu parte das entrevistas, a produção tem cerca de 40 minutos e foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do edital de primeira obra audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, com apoio do Ministério da Cultura.

A estreia ocorrerá no dia 24 de junho, às 19h30, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, com sessão gratuita. Devido à limitação de vagas, é necessário fazer inscrição pelo site: bit.ly/reconstrucaodoamor. Após a estreia, o curta estará disponível no YouTube e terá exibições extras em diferentes locais da cidade. As datas e horários serão divulgados na página oficial do projeto no Instagram: @reconstrucaodoamor.doc. Para garantir a acessibilidade, o filme inclui interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Depoimentos Inspiradores
Entre os depoimentos, a atriz Giselle Tigre, conhecida pelo icônico beijo lésbico com Luciana Vendramini na novela “Amor e Revolução” do SBT em 2011, compartilha suas experiências de preconceito e o apoio incondicional a seu filho trans, Marcelo Tabris: “Ele não escolheu ser, ele é. E ele tem meu total apoio”.

Jôse Ferracini, psicóloga e coordenadora do coletivo Mães pela Diversidade em Rio Preto, também participa do documentário. Mãe de Ariel, pessoa não-binária, Jôse narra seu processo de descoberta e acolhimento, revelando o medo da violência e sua determinação em ser uma aliada ativa da causa LGBTQIA+.
Jôse Ferracini, psicóloga e coordenadora do coletivo Mães pela Diversidade em Rio Preto

Nair Xavier, mãe da advogada Gabriela Carolina, relembra como superou antigas convicções para acolher sua filha lésbica: “Ainda estou aprendendo, mas sinto que já desconstruí muita coisa”.

Miriam de Biasi, auditora fiscal aposentada, e seu marido, o médico Alberto Ramalho, compartilham a experiência de ter uma filha trans, Alice. O casal também fala do trabalho de apoio a outros pais e mães através da ONG Mães pela Diversidade.

"Reconstrução do Amor, Desconstrução do Medo": 24 de junho, 19h30
Casa de Cultura Dinorath do Valle: Rua Roberto Símonsen, 120, ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, Rio Preto
Entrada: Gratuita
Inscrições clicando aqui.
Classificação: Livre

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador