Deputados acionaram o STF contra o relatório - Reprodução
LEGISLATIVO

Deputados acionam STF sobre proibição de casamentos LGBT+

Relatório em questão dá aos padres, pastores e líderes religiosos a liberdade de escolher se celebram ou não a união

Ezatamentchy Publicado em 24/05/2024, às 09h54

Os deputados federais Pedro Campos e Tabata Amaral, ambos do PSB, estão tentando suspender, com uma medida liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), o relatório do deputado Pastor Eurico (PL), que proíbe o casamento homoafetivo. Aprovado no ano passado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF), o documento prevê a proibição do casamento homossexual e também dá aos padres, pastores e líderes religiosos a liberdade de escolher se celebram ou não a união.

Na medida liminar, Tabata e Pedro alegam que a questão não é a constitucionalidade material do projeto, mas a “impossibilidade da autoridade coatora submeter à votação proposição legislativa que viola o devido processo legislativo constitucional, tendo em vista que relega à Comissão matéria da competência do Plenário, além da flagrante intenção de alterar e suprimir cláusula pétrea”.

Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o deputado Eurico afirmou que seu voto contra o reconhecimento do casamento homossexual foi de acordo com a constituição, que “só reconhece a união entre homem e mulher”, conforme suas palavras.

“Dei meu parecer, e o projeto foi à discussão. Tivemos audiências públicas e foi discutido muito na comissão que, na votação, foi favorável à nossa relatoria, rejeitando a questão do casamento gay, que era um projeto antigo de Clodovil”, relatou Eurico.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador