A audiência pública, a segunda realizada pelo GT, contou com três painéis - Agência Brasil/Reprodução
MEMÓRIA

GT de Memória e Verdade LGBTQIA+ realiza Audiência Pública

Iniciativa visa esclarecer violações históricas contra a população LGBTQIA+ no Brasil

Ezatamentchy Publicado em 25/07/2024, às 11h28

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) abriu na segunda-feira (22) o primeiro dia da audiência pública da região Sudeste do Grupo de Trabalho (GT) Ministerial de Memória e Verdade das Pessoas LGBTQIA+. O evento ocorreu após a 25ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte (BH).

A audiência pública, a segunda realizada pelo GT, contou com três painéis e a participação de especialistas e pessoas que vivenciaram histórias de violência durante a ditadura militar. Symmy Larrat, secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, destacou a importância de entender o impacto histórico dessas violações pelo Estado brasileiro.

“Não há construção de políticas públicas e justiça social sem entender esse período e seu impacto na vida das pessoas. Essas audiências vão nos revelar o caminho que precisamos trilhar até essas políticas. Precisamos ter nossa memória contada a partir de nós”, enfatizou.

Além da secretária, a mesa de abertura contou com a presença de Renan Quinalha, presidente do GT; Marco Antônio Torres, representante do Conselho Nacional das Pessoas LGBTQIA+; e Maicon Chaves, presidente do Cellos-MG.

Criado em dezembro de 2023, o GT de Memória e Verdade das Pessoas LGBTQIA+ tem como missão esclarecer as violações de direitos humanos contra a população LGBTQIA+ ao longo da história brasileira. O grupo é composto por representantes de todas as regiões do país e de diversas identidades e realiza reuniões mensais para desenvolver pesquisas que subsidiarão o relatório final.
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador