Hospital na Bahia realiza cirurgia de redesignação sexual gratuitamente - Freepik
Cirurgia

Hospital na Bahia realiza cirurgia de redesignação sexual gratuitamente

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) é o primeiro do estado a realizar os procedimentos gratuitamente

Máxima Digital Publicado em 18/08/2023, às 12h00

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conquistou uma grande e importante marca: ele se tornou o primeiro da Bahia a realizar cirurgias afirmativas de gênero, mamoplastia masculinizadora, histerectomia, tireoplastia e plástica mamária gratuitamente. Ou seja, os procedimentos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Os pacientes podem contar com um Ambulatório Transexualizador que é especializado em apoio à saúde de pessoas trans e credenciado ao Ministério da Saúde desde 2018.

Agora, o HUPES recebe o programa de cirurgia. No início, o hospital poderá ofertar uma vaga mensal para a realização dos procedimentos. 

A ideia do projeto é que isso possa ser ampliado e que a instituição possa ser credenciada como unidade hospitalar em conjunto com o Ministério da Saúde para ampliar a oferta ao público.

Ubirajara Barroso Jr., cirurgião responsável pela equipe que realizou o primeiro procedimento, disse que esse tipo de cirurgia é novidade na Bahia e que o paciente está se recuperando bem.

"As cirurgias regulares de transgenitalização são uma novidade na Bahia, onde a demanda é bastante significativa. Nessa primeira paciente fizemos a clitoroplastia, vaginoplastia e labioplastia. Ou seja, realizamos a construção de uma neovagina utilizando tecidos da própria paciente. Nesse momento retiramos também os testículos", disse.

 
 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil