"Estou aqui para uma boa performance e meu sonho." - COI/Reprodução
OLIMPÍADAS

Imane Khelif avança à final de boxe nas Olimpíadas de Paris 2024

Boxeadora argelina enfrentará disputa pela medalha de ouro após superar desafios e críticas "acusada" de ser trans

Ezatamentchy Publicado em 08/08/2024, às 12h37

Nova queridinha da comunidade queer, a boxeadora argelina Imane Khelif está pronta para competir pela medalha de ouro na final do boxe feminino nas Olimpíadas de Paris 2024, as mais LGBT+ da História. Khelif, que compete na categoria peso-médio, enfrentou e superou a tailandesa Janjaem Suwannapheng na semifinal, garantindo sua vaga na decisão com uma vitória unânime dos juízes na terça-feira, 6 de agosto.

Desde que derrotou a italiana Angela Carini na semana passada, Khelif tem lidado com constantes abusos nas redes sociais, apesar de seu foco estar totalmente voltado para a competição. "Estou focada", disse Khelif após a semifinal. "Estou aqui para uma boa performance e meu sonho. Darei tudo o que tenho para a final. Estou feliz por todo o apoio aqui em Paris. Quero agradecer a todas as pessoas da Argélia que vieram aqui."

Imane Khelif foi considerada elegível para participar do evento de boxe feminino pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas seu histórico recente inclui uma desclassificação do Campeonato Mundial do ano passado por não atender aos critérios de elegibilidade.

Essa desclassificação levou o COI a revisar a validade dos testes realizados pela Associação Internacional de Boxe (IBA), não só para Khelif, mas também para a boxeadora taiwanesa Lin Yu-ting. Khelif enfrentará Yang Liu, da China, na final na sexta-feira (9 de agosto), na esperança de se tornar a primeira mulher argelina a ganhar uma medalha de ouro no boxe.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador