Lei que cria a Semana Contra a Lesbofobia é sancionada - Reprodução
LGBT

Lei que cria a Semana Contra a Lesbofobia é sancionada

O projeto de lei foi proposto por Brisa Bracchi e foi sansionada em Natal, no Rio Grande do Norte

Máxima Digital Publicado em 25/08/2023, às 10h10

O Dia da Visibilidade Lésbica, é celebrado no próximo dia 29, e a Semana Contra a Lesbofobia foi sancionada, na última quarta-feira, 12, e passa a entrar em vigor no calendário oficial de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A vereadora Brisa Bracchi, do PT, tomou a iniciativa do projeto de lei que pretende informar a população sobre as violências sofridas especificamente pelas mulheres que têm relação afetiva, ou sexual, com outras mulheres.

“Para a gente conseguir acabar com a realidade dura do lesbocídio e da lesbofobia é preciso que a sociedade assuma esse enfrentamento. E essa lei visa exatamente a promoção de campanhas, atividades e ações públicas para que possamos construir uma cultura de não violência contra as mulheres lésbicas de Natal e de todas as partes”, explica a vereadora.

O lesbocídio é uma nuance do feminicídio que mira nas vidas de mulheres lésbicas por meio da lesbofobia.

O propósito da lei faz a diferenciação dos tipos de violência enfrentados pelos homens e pelas mulheres que formam a população LGBTQIAP+. 

“Casos de lesbocídio são diferentes dos casos de homofobia, ainda que ambos sejam motivados pelo preconceito contra pessoas não-heterossexuais, ou não-adequadas às normas do que é entendido como o que deve ser o feminino e o masculino, a chamada heteronormatividade", disse o projeto.

"Esta diferença tem base nas especificidades da condição de ser lésbica e das hierarquias de gênero, ou seja, das relações assimétricas de poder entre homens e mulheres na sociedade”, cita o projeto. 

leis Lgbt

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil