Os melhores amigos Demóstenes (Yorgos Tsiantoulas) e Nikitas (Andreas Labropoulos) - Divulgação
STREAMING

Longa grego “Nosso Verão Daria Um Filme” chega à Reserva Imovision

O longa não é uma comédia de gargalhadas, mas tece momentos engraçados e alguns de vergonha alheia

Ezatamentchy Publicado em 31/07/2024, às 12h58

Por Eduardo de Assumpção*

"Nosso Verão Daria um Filme" (To kalokairi tis Karmen, Grécia, 2023) 
Da Grécia vem o provocante “Nosso Verão Daria um Filme”, de Zacharias Mavroeidis, com um delicioso senso de subversão. Não faltam luxúria e drama de relacionamento, mas a amizade platônica no centro é o motor que faz o longa acelerar.

Os melhores amigos Demóstenes (Yorgos Tsiantoulas) e Nikitas (Andreas Labropoulos) passam o dia em uma praia de nudismo queer de Atenas, onde apreciam as rochas sob o sol, a bela água e o cruising rolando. Enquanto isso, eles discutem suas memórias de um verão recente e debatem transformá-lo em um roteiro para a estreia de Nikitas, no cinema.

O roteiro de Mavroeidis e Fondas Chalatsis traz uma qualidade lúdica para a tela, listando as "regras de ouro do roteiro" em uma exploração metalinguística da narrativa. Demóstenes e Nikitas tentam configurar pontos da trama a partir de situações da vida real. No entanto, a vida não não tem roteiro.

Após seu ato inicial, onde a cadela Carmen chega como mero catalisador simbólico das emoções contraditórias de Demóstenes, o filme muda um pouco do ritmo fantástico inicial à medida que oscila entre os dois períodos de tempo, sempre retornando ao processo de escrita do episódio contemporâneo, em paralelo com lições de vida que eles expressam enquanto escrevem.

O longa não é uma comédia de gargalhadas, mas tece momentos engraçados e alguns de vergonha alheia. Comparações com “Rotting in the Sun”, são inevitáveis, já que ambos são ambientados em uma praia de nudismo e usam da metalinguagem.

O sexo é uma parte importante dessa expedição, que o obriga os protagonistas a confrontarem seu futuro e o que realmente querem da vida. Yorgos Tsiantoulas, reforça seu status de Deus Grego em cenas de tirar o fôlego. “Nosso Verão Daria um Filme” reconfigura a comédia romântica sendo deliciosamente sexy e abordando identidade queer, amizade e as inseguranças que vêm com o questionamento do seu lugar no mundo.

Este não é o tipo de estudo de personagem que é brutal e sombrio, mas sim uma exploração emocionante e cativante do processo de chegar a um acordo com seus defeitos e o crescimento da autoconsciência.

*Eduardo de Assumpção é jornalista e responsável pelo blog cinematografiaqueer.blogspot.com
Instagram: @cinematografiaqueer
Twitter: @eduardoirib
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador